Qantas eleita a companhia aérea mais segura do mundo

Pelo terceiro ano consecutivo, a Qantas foi considerada a companhia aérea mais segura em todo o mundo, segundo a análise do site AirlineRatings, que todos os anos compila a lista das companhias mais - e menos - seguras da aviação comercial.

1616

Ao todo, foram avaliadas 407 companhias, classificadas num ranking de segurança com a nota máxima de sete estrelas. A melhor nota foi atribuída a 148 e cerca de 50 tiveram apenas três estrelas ou menos. Com uma estrela, há dez companhias aéreas, todas com sede no Nepal, Indonésia e Suriname.

Neste relatório, de todas as companhias avaliadas são destacadas as 20 mais seguras (veja a listagem completa abaixo): a seguir à australiana Qantas, surge a Air New Zealand, da Nova Zelândia, e em terceiro a norte-americana Akaska Airlines. A japonesa All Nippon Airlines vem em quarto e, a fechar o top cinco, a American Airlines, dos EUA.

Os analistas do website levam em conta vários critérios para definir as 20 companhias mais seguras, nomeadamente se a companhia é certificada pela International Air Transport Association (IATA), a associação de transportes aéreos internacional, se está na “lista negra” da União Europeia, se registou algum acidente nos últimos dez anos e mesmo se a frota não voa devido a preocupações de segurança. Caso a companhia opere apenas com aviões de fabrico russo, uma estrela é imediatamente retirada.

“As nossas 20 companhias mais seguras estão sempre na vanguarda da inovação em termos de segurança, excelência operacional e no lançamento de aparelhos mais avançados”, esclareceu Geoffrey Thomas, editor do AirlineRatings.com. Sobre a Qantas, realçou que nenhum dos editores teve dúvidas de que a companhia permanece um exemplo “nas melhorias de segurança e ao nível das melhores práticas”.

Para construírem a listagem e destacarem as companhias mais seguras, os peritos analisam a história da própria empresa e a sua excelência operacional.

A única companhia portuguesa avaliada, a TAP, consegue seis estrelas em sete.

A plataforma apresenta ainda o top dez das companhias low cost mais seguras. A irlandesa Aer Lingus está no lugar cimeiro, seguindo-se a britânica Flybe e a HK Express, de Hong Kong, em terceiro lugar.

As 20 companhias aéreas mais seguras
1. Qantas
2. Air New Zealand
3. Alaska Airlines
4. All Nippon Airlines (ANA)
5. American Airlines
6. Cathay Pacific Airways
7. Emirates
8. Etihad Airways
9. EVA Air
10. Finnair
11. Hawaiian Airlines
12. Japan Airlines
13. KLM
14. Lufthansa
15. Scandinavian Airline System (SAS)
16. Singapore Airlines
17. Swiss
18. United Airlines
19. Virgin Atlantic
20. Virgin Australia

As 10 companhias low-cost aéreas mais seguras
1. Aer Lingus
2. Flybe
3. HK Express
4. Jetblue
5. Jetstar Australia
6. Thomas Cook
7. TUI Fly
8. Virgin America
9. Volaris
10. Westjet