Pela sua segurança, não faça isto no banho

O seu chuveiro ou a sua banheira podem ser um perigo para si. Eis os cuidados a ter.

391

Quedas, choques, lesões, dores e vergonha são coisas que se querem evitar quando está a tomar banho.

A Men’s Health norte-americana listou as cinco coisas que não deve fazer no banho, por questões de segurança:

1. Tomar banho durante uma trovoada. É perigoso estar perto de qualquer canalização ou fios internos durante uma trovoada, diz Mary M. Cooper, do Lightning Injury Research Program da Universidade de Illinois, em Chicago. Por isso, evite tomar banho, duche, lavar loiça à mão, usar telefones com fios, ver televisão ou usar o computador ligado à corrente durante a trovoada.

2. Usar chuveiros antigos. Quase um terço dos chuveiros contém bactérias potencialmente perigosas, de acordo com um estudo da Universidade do Colorado. Isto por que estão cheios de cantos e recantos que proporcionam um habitat ideal para os micróbios. Pode lavá-los com lixívia mas as bactérias irão eventualmente voltar a crescer.

3. Não ter tapete no chuveiro ou na banheira. De acordo com um estudo de 2011 dos Centros de Controlo de Doenças e Prevenção, mais de 230 mil lesões acidentais ocorreram em banheiras ou chuveiros em apenas um ano. Cerca de 20% ocorrem devido a escorregadelas por não terem tapetes.

4. Usar a esponja de banho durante demasiado tempo. São ótimas para esfoliar a pele e remover as células mortas mas também ficam cheias de germe e bactérias. Lave a sua esponja de banho uma vez por semana e seque-a muito bem. Mas troque-a a cada dois meses.

5. Fazer sexo. O chão escorregadio, o fluxo constante de água quente e o espaço limitado para se mexer fazem do chuveiro um local pouco ideal para o sexo, para não mencionar o risco de queda.