Em entrevista ao Ambitur.pt, Carlos Condesso, diretor da Feira Ibérica do Turismo, que se realiza de 5 a 8 de maio, na Guarda, explica que a feira contará, em 2016, com um país convidado – o Brasil. “Apesar de ser uma feira ibérica temos a novidade de ter como o primeiro país convidado o Brasil. Outra das novidades é que, pela primeira vez também, sendo uma feira ibérica, convidámos uma região de Espanha, que é Castilla y Léon, a participar na FIT, ou seja, nesta edição teremos dois convidados de honra”, explicou o responsável, dando conta que, com o Brasil, “queremos já alargar para o “i” de internacional”.

Depois da edição do ano passado “ter sido um sucesso”, a expetativa é que este ano a Feira possa “crescer ainda mais visto que temos aqui outro público ao nível do Brasil e também de Castilla y Léon, que tem mais de dois 2,5 milhões de habitantes que são potenciais visitantes da feira”. Segundo Carlos Condesso, as inscrições, que terminam no próximo dia 21 de março, estão a decorrer “a muito bom ritmo”.”Já temos muito participantes, quer portugueses, quer espanhóis, entre regiões de turismo, hotéis, municípios e empresas e restaurantes. Queremos apostar mais na qualidade e não no crescimento (em espaço). Estamos ligeiramente acima do número de inscrições do ano passado”, explicou.

Afirmando que sendo a FIT “uma plataforma que, estando no interior do país, está equidistante ente Madrid e Lisboa, e que é por isso um sitio privilegiado para fazer negócios e para promover turisticamente, quer Portugal, quer Espanha”, Carlos Condesso chamando a atenção para o facto de os “espanhóis gostarem muito de viajar”. No entanto, e segundo o responsável, “eles voam muito para longe porque ainda não lhes demos a conhecer aquilo que temos próximo deles e aquilo que é o nosso potencial. Esta feira serve para, exatamente, mostrar aquilo que tem melhor Portugal”.

O espaço da FIT conta com uma zona para restauração, a zona de exposição e uma zona ao ar livre para “que as empresas ligadas ao turismo aventura possam também demonstrar os seus produtos”.