“SIMPLIFIQUE O NEGÓCIO COM UMA ÚNICA SOLUÇÃO”

“Não há segunda oportunidade para uma primeira impressão, na blink-iT impressionamos desde o primeiro instante”, este é o lema da empresa que nasceu da vontade de oferecer às empresas um serviço de apoio à decisão, numa era em que a oferta de Sistemas de informação para a gestão é tanta e tão diversificada que decidir é difícil. Nuno Pereira, CEO da blink-iT Solutions, apresenta-nos em primeira mão a empresa.

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A blink-iT Solutions foi edificada tendo como visão  prestar um serviço de excelência de apoio às empresas. Neste âmbito, como é que tem vindo a ser realizado este périplo da marca?

Apesar de a empresa ser jovem, a média de experiência dos consultores que colocamos nos projetos é de mais de dez anos, acrescentando valor e diferenciando-nos dos restantes players do mercado. Debatemo-nos com as dificuldades, desafios e necessidades das empresas por onde passámos e com isso orientamos e otimizamos agora o nosso trabalho em busca da melhor solução com vista a atingir os objetivos dos nossos clientes. Apostamos também na formação contínua, estabelecemos protocolos com os Institutos de Ensino Superior e privilegiamos a motivação dos nossos recursos.

Quais são os principais serviços e metodologias da blink-iT e de que forma é que as mesmas podem ser fundamentais para o aumento da competitividade do universo empresarial que vos procura?

A nossa principal aposta é na área da consultoria em projetos de implementação de soluções de gestão, i.e., apoiar as empresas no processo de identificação, decisão, implementação e gestão dessas soluções. Os SI são fundamentais para as empresas. Os ERP (na gestão dos recursos da empresa), CRM (na gestão do relacionamento com os clientes, vendas e marketing) e sistemas de apoio à decisão (BI) suportam o crescimento e melhoria contínua das empresas. Desenvolvemos parcerias com empresas estratégicas, como a Microsoft, que nos permitem estar na vanguarda das melhores práticas, tecnologias e metodologias de implementação e desenvolvimento. Partilhamos regularmente no nosso blogue e para a rede interna de clientes, notícias e artigos de interesse em formatos resumidos e de leitura rápida como e-books e infográficos. Esta interação aproxima-nos dos nossos clientes, que nos vêem como um parceiro, proporcionando contactos com potenciais clientes.

As organizações mundiais necessitam de reinventar os processos e sistemas das suas organizações através da transformação digital para acompanharem a constante  evolução dos mercados. Acredita que atualmente os responsáveis do universo empresarial já têm essa noção? Esta é uma das vossas «batalhas», ou seja, passar a mensagem da relevância numa readaptação face às exigências modernas e tecnológicas?

Sim, cada vez mais. Os métodos de gestão e organização antigos, rígidos e com processos repetitivos pertencem ao passado. As empresas precisam de agilidade, dinâmica e rapidez. A adoção das melhores práticas atuais, suportadas pela utilização de sistemas avançados, escalonáveis e de fácil integração com outras ferramentas permitem isso mesmo. Num projeto recente substituímos os livros de encomendas num cliente com presença regular em feiras internacionais, por dispositivos móveis onde, para além de registarem as encomendas, consultam o stock e preços de venda online.

De que forma é que os vossos serviços de TI promovem um negócio mais produtivo?

Os ganhos em produtividade conseguem-se, entre outros, com a eliminação de tarefas redundantes, redução do erro humano, mais qualidade prevenindo custos de devolução ou otimização de processos desde a comercial ao pós-venda. A utilização de ferramentas que fomentam a organização, o controlo, a melhoria e adaptação ao mercado e o acesso a informação fundamental à gestão, garantem às empresas essa produtividade, de uma forma natural.

Enquanto consultores especializados, a blink-iT apoia os clientes na decisão, implementação e manutenção de Sistemas de Informação. Quais são as grandes dúvidas dos vossos clientes neste processo?

O mercado está inundado de soluções e cada solução “faz precisamente aquilo que o cliente procura” – expressão das forças de vendas de qualquer fornecedor de sistemas. Sem o conhecimento abrangente das diversas soluções, principais falhas e vantagens de cada uma, as empresas facilmente optam pela solução mais económica ou com “melhor demonstração produto”, sem que muitas vezes seja essa a melhor solução para responder aos seus requisitos a curto e médio prazo.

Conseguem responder às necessidades de qualquer entidade e estar presente em qualquer sector de mercado?

Sim. Sendo cada projeto um projeto e cada cliente um cliente, investimos sempre mais tempo no processo de conhecimento e análise da empresa.

A blink-iT é entidade acreditada no âmbito do Portugal 2020 para a realização de projetos simplificados ao nível da Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e Empreendedorismo. Porquê a aposta da marca nesta ferramenta?

Estes estímulos pretendem apoiar o investimento, o crescimento sustentável, as exportações… A implementação de um SI que suporte esse crescimento é, por norma, elegível nestes projetos. Com esta acreditação aceleramos o ROI aos nossos clientes.

De futuro, quais são as grandes prioridades da blink-iT?

A nossa prioridade é, e será sempre, garantir a satisfação dos nossos clientes, convertendo a aposta que fazem em nós, em mais-valias para eles.

Grow in a blink.