Holanda instala semáforos no chão para quem não larga o telemóvel

Uma cidade holandesa instalou luzes de trânsito no pavimento, uma solução que está a ser testada para os peões que olham para o telemóvel enquanto andam.

311

Uma cidade holandesa está a testar um sistema de sinais luminosos, um semáforo implantado no chão para zelar pela segurança rodoviária. A ideia é que os sinais luminosos atraiam a atenção das pessoas que se distraem com telemóveis e outros aparelhos, enquanto andam na rua.

O sistema de ilumação horizontal, em LED, de nome +Lichtlijn (ou seja, +Linhaluminosa) foi instalado na proximidade de três escolas, junto a um local de travessia de rua e coexiste com os semáforos normais, verticais, usando as mesmas cores para mandar parar ou avançar os transeuntes. Tal como os semáforos verticais a que estamos habituados, as luzes horizontais variam entre o verde e o vermelho, consoante o tráfego.

A ideia do município de Bodegraven é fazer com que quem esteja distraído, a usar o smartphone, seja atraído pelas luzes no chão e tome cuidado ao atravessar a rua. “Redes sociais, jogos, o WhatsApp e música causam grandes distracções no tráfego. Podemos não conseguir alterar esta tendência, mas podemos antecipar problemas”, justifica o vereador Kees Oskam.

O sistema, +Lichtlijn (linha da luz, em português), foi desenvolvido por uma empresa local, a HIG Traffic Systems, e já foi alvo de criticas por parte da Associação Holandesa para a Segurança Rodoviária.

“Não é boa ideia ajudar os utilizadores de telemóveis a olharem para eles. Não queremos que as pessoas usem telemóveis quando estão na rua, nem que estejam só a dar uma volta. As pessoas têm sempre de olhar em seu redor, para verem se os carros param nos sinais vermelhos”, disse o porta-voz do organismo, Jose de Long.

De acordo com o jornal holandês “DutchNew”, Long acusou o sistema em causa de “compactuar com as más condutas dos peões”.