De 20 a 23 de abril decorreu em Berlim, na Alemanha, o Annual General Meeting (AGM), um evento organizado todos os anos pela Erasmus Student Network (ESN). Representando na prática a ‘geração Erasmus’, a AGM é a maior conferência europeia de estudantes com foco no tema da mobilidade, e este ano teve mais de 750 jovens voluntários presentes. É também na AGM que são entregues os ESN Star Awards, prémios que distinguem os melhores projetos, atividades, secções e países. A votação é feita pelo Comité Internacional, constituído por membros da ESN de vários países.
No evento deste ano, Portugal venceu catorze prémios, com destaque para o terceiro lugar no STARland (melhor país) e segundo e terceiro lugares no STARlight, com ESN Lisboa e ESN Minho como melhores secções respetivamente. Os portugueses foram quem trouxe mais prémios para casa:

ESN Portugal

  • 3º lugar STARland (melhor país)
  • 2º lugar gadgetSTAR (melhor gadget)
  • 3º lugar campaignSTAR (melhor campanha de comunicação: #PortugalFriends)

ESN Algarve

  • 3º lugar webSTAR (melhor website)

ESN Aveiro

  • 2º lugar movieSTAR (melhor vídeo)

ESN Lisboa

  • 1º lugar ESNcardSTAR (melhor promoção e uso do cartão de associado ESN)
  • 2º lugar STARlight (melhor secção local)
  • 2º lugar buddySTAR (melhor evento baseado na cooperação entre estudantes locais e estudantes Erasmus)

ESN Porto

  • 2º lugar ESNcardSTAR (melhor promoção e uso do cartão de associado ESN)

2º lugar educationSTAR (melhor campanha/ação de advocacia no campo da mobilidade (direitos da juventude/estudantes), desenvolvimento pessoal e/ou profissional ou reconhecimento do voluntariado)

  • 2º lugar ESNshowcaseSTAR (melhor iniciativa dentro da rede internacional)

ESN Madeira

  • 3º lugar eventSTAR (melhor evento internacional: Eduk8 Starter Madeira)

ESN Minho

  • 3º lugar STARlight (melhor secção local)
  • 3º lugar inclusionSTAR (melhor atividade de inclusão dos estudantes com deficiência)

Alexandra Bigotte de Almeida, Gestora de Comunicação da ESN Portugal, esteve presente na AGM Alemanha em Berlim e descreve a atribuição dos prémios como “um momento de grande emoção e união de todos os portugueses presentes no evento e daqueles que acompanhavam via online, que não se pouparam nas mensagens de apoio e euforia”.

Os voluntários da ESN Portugal não esperavam receber tantas distinções, uma vez que no ano passado ganharam já oito prémios. No entanto, este ano o trabalho dos jovens voluntários portugueses voltou a ser reconhecido a nível internacional.

Para Alexandra, “estes prémios são o resultado de uma organização cada vez mais forte, no qual o contributo de cada um dos voluntários das 14 secções portuguesas dita o sucesso que temos enquanto rede ESN Portugal”.

No ano em que se celebra o 30º aniversário do Programa Erasmus, a Gestora de Comunicação salienta ainda que:

“Estas distinções são importantes e motivam-nos a fazer mais e melhor, mas é nas mais diversas formas de agradecimento dos estudantes que escolhem o nosso país para fazer Erasmus, que vemos verdadeiramente reconhecido o trabalho voluntário que fazemos”.

A AGM acontece uma vez por ano e dura cerca de quatro dias. O evento anual contempla sessões plenárias, onde se fazem as eleições para a Direção Internacional da ESN, um desfile de bandeiras, o EuroDinner e, por último, a Gala. É neste evento formal que são atribuídos os prémios anuais.

A tradição de entrega de troféus iniciou-se em França, na AGM de 2008. No total, este ano houve 20 categorias, sendo atribuídos primeiro, segundo e terceiro lugar em cada.

Foi também no evento deste ano que a ESN Portugal viu um dos seus voluntários ser eleito para a Direção Internacional. Proveniente da ESN Minho, João Pinto, atual Presidente do Conselho Fiscal da ESN Portugal, Vice-Presidente 2014/15 e   Representante Nacional 2015/16, foi escolhido pelas mais de 500 secções da rede internacional ESN para ser Presidente da ESN AISBL no ano 2017/18.

A Erasmus Student Network (ESN) Portugal é uma associação sem fins lucrativos que pertence à rede internacional ESN, a maior associação de estudantes na Europa, reconhecida pela Comissão Europeia e presente em 40 países.  A ESN Portugal tem 14 secções (ESN Algarve, ESN Aveiro, ESN Bragança, ESN Castelo Branco, ESN Coimbra, ESN Covilhã, ESN Évora, ESN Leiria, ESN Lisboa, ESN Madeira, ESN Minho, ESN Porto, ESN Tomar, ESN UTAD), está presente em 15 cidades portuguesas e conta com mais de 500 jovens voluntários que desenvolvem atividades lúdicas e culturais para facilitar a integração de participantes do programa Erasmus+ em Portugal.

Com a organização e implementação de projetos de âmbito cultural, social e cívico, a ESN trabalha para a criação de um ambiente de ensino mais flexível, apoiando e desenvolvendo o intercâmbio de jovens e facilitando a sua integração nas comunidades locais, bem como proporciona uma experiência intercultural também aos jovens que não podem usufruir de um período no estrangeiro (“internacionalização em casa”). Mais informação pode ser encontrada no Media Kit da ESN.