A AJEPC  está a organizar, em colaboração com a Federação Sino PLPE  e com o apoio de múltiplas entidades nacionais e internacionais, a Feira & Fórum Internacional de Negócios – China e Países de Língua Portuguesa e Espanhola (FIN) . O evento decorre entre os dias 21 e 23 de Junho, em Matosinhos, na Exponor e pretende ser uma oportunidade para os empresários portugueses promoverem os seus bens e serviços na China e nos Países de Língua Portuguesa e Espanhola sem saírem do país. O evento reunirá em Portugal diversos líderes empresariais, institucionais e governamentais do mundo, sendo esta uma iniciativa promotora de Portugal e uma oportunidade de networking e de criação de oportunidades de negócio.
Alberto Neto garante que existe um grande propósito com a realização do evento: “enaltecer a posição de Portugal e da língua portuguesa como trianguladora de relações entre 4 grandes blocos – América Latina, Europa, África e China”.
A FIN é um projeto a longo prazo, subdividido em três grandes momentos e em três continentes: Europa (Portugal – FIN) em Junho, América (São Paulo – FIN Brasil) em Março e Ásia (Macau – MIF/PLPEX) em Outubro. Esta triangulação de eventos interligados, promove a interação de negócios em língua portuguesa, de forma a “fortalecer a nossa cultura e posicionamento no mundo como motor económico do futuro”, explica o nosso entrevistado.
Os três eventos têm como sigla o anglicanismo NICE “Networking, Inovação, Cooperação e Empreendorismo” — uma sigla que pretende traduzir os princípios que presidiram aos objetivos das entidades organizadoras.
No caso da FIN Portugal, o evento será divido em dois momentos, um de Fórum, dirigido a jovens empresários, no dia 21 de Junho e outro de Feira, Seminários e Sessões Temáticas, entre os dias 22 e 23 de Junho, de âmbito multisetorial.
21 de junho – três momentos:
Manhã – Fórum China Países de Língua Portuguesa e Espanhola
Início da tarde – Fórum Ibero & Europa
Fim da tarde – Fórum Ibero-Americano
O evento conta já com a presença de diversas associações e movimentos empresariais internacionais, como FIJE, Confederação de Jovens Empresários do Brasil, Bloque Mercosul, JEUNE, EUCHAM, FIESP, Global Youth Leadership, YET, China-Europe International Business Association, entre outros, totalizando mais de 30 parceiros internacionais.
Na noite de dia 21 decorre um Jantar de Gala para todos os participantes no Fórum e Feira. Este momento será uma oportunidade para os participantes se conhecerem e o network acontecer, imediatamente antes de se dar início aos dias da exposição, seminários e business matching.
A Feira Internacional de Negócios terá um espaço de exposição e seminários, degustações de produtos, sessões temáticas e reuniões de business matching, bem como outros eventos paralelos de elevado prestígio, nomeadamente o Congresso Internacional de Direito.
Na noite de dia 22 de Junho realiza-se um Cocktail Networking, que pretende, de forma mais informal, reforçar o contacto e networking entre todos os participantes na FIN.
No dias 22 e 23 de Junho serão realizados oito fóruns de discussão:
Ferramentas para a Exportação
Promoção da Cultura e do Conhecimento
Empreendedorismo e Inovação
O Complexo mundo do Agroalimentar e Vitivinícola
Indústria, Energia e Infraestruturas
Turismo e Imobiliário
Moda além-fronteiras
Investigação e Tecnologia
 Bem como diversas sessões temáticas:
69º Encontro dos Descobrimentos -> A Justiça e a Economia no Mundo da Lusofonia
Casa de Espanha | Cooperação das Empresas Ibéricas com Portugal, Países Terceiros e China
IPIM | Macau, Porta de Entrada para a China
China – CCPIT Chongqing e RONE Group Investimentos
Sessão Temática | Invest Shanghai
TBI Eventos&Negócios | Oportunidades Investimentos na Região Metropolitana de Campinas-São P.
Sessão Temática | G20YEA, ASEAN Pacífico, Go Youth, Organização Internacional Juventude
Sessão Temática | Hong Kong Invest
Além dos seminários e sessões temáticas serão realizados vários workshops e degustações de forma a promover aquilo que de melhor se faz em Portugal.
Dentro dos eventos paralelos da FIN, há o destacado Congresso Internacional de Direito, que conta com a presença de juízes de todos os territórios de língua portuguesa (incluindo Macau), o Porto Fashion Week, evento de extremo interesse que dará palco à moda Africana Internacional, entre outros.
Algumas delegações já confirmaram a sua presença, nomeadamente, a de Macau, China, Brasil, Espanha, Paraguai, Colômbia, assim como grupos de investimento estrangeiro à procura de oportunidades de investimento, de importadores/distribuidores asiáticos como a DCH e a Goodwell.
Esta é a primeira edição do evento, e por isso são oferecidas condições especiais às empresas que participem este ano, sendo-lhes atribuída a condição de Expositor Fundador na próxima edição. Como Associação de Jovens Empresários, e tendo por lema “apoiar hoje os empresários de amanhã”, as Startups também beneficiam de condições especiais para poderem estar presentes.
As informações detalhadas estão todas no sítio do evento (www.finportugal.com) onde ainda podem ser feitas as inscrições até ao dia 7 de Junho.
Alberto Neto reforça que este fórum “Pretende dar a conhecer o melhor de Portugal ao receber as delegações internacionais! Acreditamos num trabalho conjunto e numa visão de médio longo prazo, promovendo Portugal como facilitador de negócios no contexto mundial, procurando posicionar “Portugal, Gourmet da Europa” como produtor e fornecedor de excelência nos vários setores, grande dinâmica na área das tecnologias, desenvolvimento, competitividade e inovação e na capacidade de superar desafios! Acreditamos que temos de fortalecer a confiança não só no eixo dos PLP e sobretudo criando plataformas de negócios e fomentando o diálogo e interacção, promovendo relacionamento empresarial e gerando oportunidades de forma continua e mutuamente benéfica”, conclui.