O evento vai reunir doentes, cuidadores, académicos e profissionais de saúde com o objectivo de despertar consciências e promover um maior conhecimento para a saúde na Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

À semelhança dos anos anteriores, a iniciativa irá debruçar-se sobre um dos cinco sentidos do corpo humano, de forma a sensibilizar para o impacto da ELA, na qual, apesar de todo o corpo estar incapacitado, os sentidos e capacidades intelectuais permanecem intactos.

O tema em destaque este ano é o tacto, discutido em diversos painéis que abordam desde os sintomas e tratamento da doença, novas tecnologias de apoio à comunicação doente, usos do corpo na sociedade actual, até às novas formas de arte corporal, reinvenções e adaptações.

Pedro Souto, Presidente da APELA refere: “com esta iniciativa de cariz social e humanitário pretendemos, não só, alertar para a importância do diagnóstico da ELA, mas também para as terapêuticas e perspectivas futuras de novos tratamentos, que se caracterizam pelo seu papel diferenciador no atraso da progressão da doença.”

O evento será inaugurado às 14h30 pela Dra. Graça Rebôcho da Fundação PT, com o tema “A tecnologia como mecanismo de inclusão: da necessidade à solução” e com a apresentação de Pedro Souto, que irá aprofundar o conceito do certame.

Os dois painéis irão contar com a presença de vários profissionais de saúde, que abordam temas como a sintomatologia, terapêuticas existentes, investigações em curso; reabilitação do doente de ELA, terapia da fala, entre outras áreas de conhecimento relevantes.

O certame terá também uma performance sobre ELA, dada pelo bailarino Pedro Correia Ramos; a moderação de um painel a cargo de Fernando Alvim; o testemunho do actor Luís Esparteiro e terminará com uma sessão de agradecimentos dada pela Professora Doutora Sales Luís, uma das fundadoras da APELA.

Sobre a APELA

A Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA) é uma Organização não governamental sem fins lucrativos com estatuto de IPSS, atribuído em 2009 e inscrita no livro da saúde. Fundada em 1997 por iniciativa do Professor Doutor Mamede de Carvalho e com o apoio da Professora Doutora Sales Luís, tem como objectivos principais a promoção e divulgação da natureza da doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) junto da sociedade civil, doentes, famílias, médicos e todo o pessoal técnico ligado à área da saúde, apoiar os doentes com ELA e respectivos familiares, no sentido de os esclarecer e ajudar na resolução dos seus variados problemas.