Na passada terça-feira, dia 27 de junho, a cidade de Gondomar recebeu a 6.ª edição de uma iniciativa que reúne cada vez mais pessoas e que aposta no aprimoramento de conhecimentos em áreas como motivação, liderança e marketing relacional: o «Dia do Cliente», uma ação promovida pela Samsys, uma consultora especializada no setor das tecnologias de informação.

Tendo a iniciativa coincidido com o dia da realização do concerto solidário «Juntos por Todos», e numa altura em que o flagelo dos incêndios se abateu sobre o nosso país, o evento ficou também marcado por momentos de partilha e solidariedade através de uma iniciativa levada a cabo pela Sage – um dos patrocinadores do evento – através do seu projeto de responsabilidade social corporativa (Sage Foundation). A ação passou pela organização de uma recolha de fundos junto de todos os participantes, que irá reverter a favor das famílias afetadas pelos incêndios em Pedrógão Grande.

Pelo palco do Multiusos de Gondomar passaram peritos em gestão, inteligência emocional, liderança, linguagem corporal e neurociência – como João Catalão, Nuno Fontes, Paulo Moreira, Alexandre Monteiro, Jamil Albuquerque e Fernando Rodrigues – e ainda seis empresárias que debateram a aplicação destes vetores no dia-a-dia das suas organizações. Nos momentos de transição de oradores, o Multiusos enchia-se de luz e cor, ora com danças de salão, ilusionismo ou duetos de piano/voz ou até mesmo com dinâmicas de grupo ao ritmo do zumba ou do crossfit.

O networking surgiu de forma espontânea ao longo do evento, com especial enfoque nas pausas para coffee break ou almoço. Lorenzza Fernandes, empresária no ramo da multimédia, considera que “esta é a melhor forma de trocar contactos entre empresários e de potenciar o nosso negócio, porque o ambiente é propício e todos estão com o mesmo espírito e com uma dose de motivação extra”. Relativamente ao painel de palestras, como espectadora, considera que “é importante termos a noção de como pôr em prática as ideias que temos em mente e aqui no evento aprendemos técnicas para passar da teoria à prática”, conclui.

A Samsys, entidade responsável pela organização do evento, acredita que é na partilha de contactos, de conhecimentos e de tempo, que está o segredo dos bons negócios. Para Samuel Soares, diretor geral da empresa, “a boa liderança é algo que faz falta no nosso país. O derradeiro desafio de um líder é criar outros líderes, perpetuando valores e conhecimento. Este evento é, nem mais nem menos, do que um dia de partilha entre todos e uma fonte de princípios que os empresários podem (e devem) levar para as suas organizações”. Segundo Rúben Soares, diretor executivo da Samsys, “é tempo de agir e aquilo em que acreditamos é que é na ação, no ‘fazer’, que está o crescimento das empresas. Muitos clientes têm excelentes ideias mas falta-lhes coragem para inovar. A verdade é que, muitas vezes, é na capacidade para arriscar que está o sucesso e o fator distintivo que todos querem ter”, afirma.

O dia foi, ainda, marcado por uma surpresa: a apresentação do novo livro de Samuel Soares, diretor geral da Samsys, cujo título é «O caminho do sonhador. O poder dos sonhos no caminho do sucesso» e que reitera esta necessidade crescente de valorização das chamadas soft skills (perfil humano) comparativamente às hard skills (perfil técnico) dos profissionais.