Liquid Company é o nome da distribuidora internacional recentemente criada no seio do Grupo Redondo, a qual pretende ser a voz dos produtos portugueses (bebidas espirituosas e vinhos) no mercado internacional. Para Daniel Redondo, diretor-geral do Grupo familiar, o momento não poderia ser mais oportuno: “Portugal está na moda e nós queremos dar resposta à crescente procura por produtos nacionais”.
Consciente do know-how adquirido no mercado nacional através da sua distribuição e da notoriedade atual da marca Portugal, o Licor Beirão, atualmente com vendas diretas para 25 países e indiretas para mais de 60, pretende conquistar os mercados externos de forma ainda mais sólida.

A Liquid Company pretende criar sinergias de escala entre empresas portuguesas. “A união faz a força”, é o lema que caracteriza este projeto. Para Daniel Redondo, o objectivo é claro: “Pretendemos liderar este movimento e atrair os parceiros mais relevantes nas várias categorias de produtos”. Aos parceiros, a empresa recém-criada oferece uma estrutura comercial e logística mas também todo o apoio na solidificação das marcas portuguesas no mercado externo. As sinergias criadas permitirão rentabilizar os recursos alocados por cada empresa à exportação e uma maior atenção por parte dos possíveis compradores: se várias marcas têm um cliente comum será sempre mais proveitoso unir esforços. Desta forma será possível ter uma oferta completa nos mais importantes retalhistas mundiais e conquistar espaço para os produtos portugueses nos menus mais relevantes.

O futuro da empresa dependerá dos possíveis parceiros. À data de lançamento da distribuidora, e após serem abordadas várias empresas, Daniel Redondo confessa que “a recetividade é excelente” e já pensa no futuro: “poderemos crescer, rapidamente, em faturação e em equipa”. Para o arranque da distribuidora a equipa está formada e conta com a experiência de Tiago Patrão, diretor-geral da Liquid Company, que após trabalhar vários anos no sector financeiro no segmento das PME, aceitou este desafio. A experiência no acompanhamento das PME Exportadoras permite conhecer quais as necessidades e dificuldades em exportar, vividas diariamente pelas empresas portuguesas.

Em 2012 a empresa assumiu a sua própria distribuição em território nacional, com a criação da Companhia Espirituosa, SA., empresa que viria a assegurar a distribuição do Licor Beirão em território nacional. Cinco anos volvidos, a distribuidora da família Redondo é considerada a terceira mais relevante no país em termos de bebidas espirituosas. O grupo, em crescimento constante, registou, no ano passado, um volume de negócios de 25 milhões de euros, dos quais 20% no mercado externo.