Enquanto diretora de Recursos Humanos, o que nos pode dizer sobre gestão do capital humano?

Enquanto Diretora de Recursos Humanos posso dizer que as empresas são feitas de pessoas, sendo estas a sua chave de sucesso.

A Gestão de Capital Humano refere-se à gestão de todo o potencial que a empresa concentra, tais como conhecimentos, experiências e competências dos seus colaboradores, a fim de que estes contribuam de forma significativa para a sua produtividade e desenvolvimento.

A Gestão de Capital Humano destaca a importância de habilidades sociais e do desenvolvimento das competências dos colaboradores, sendo tão importante para a empresa como para o colaborador.

Que importância assume, atualmente, a gestão de Recursos Humanos (e o próprio departamento) nas empresas?

A Gestão de Recursos Humanos é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, devendo ser alvo de atenção e análise, tornando-se ainda mais importante se tivermos em mente que o recurso principal de qualquer empresa são as pessoas.

Considero que a Gestão de Recursos Humanos nas empresas tem vindo a assumir um papel mais estratégico, tendo em vista a sua integração com os objetivos organizacionais.

Atualmente, o papel da Gestão de Recursos Humanos nas empresas vai muito além do recrutamento & seleção, gestão de administrativa e processamento de salários, engloba todas as práticas e políticas de recursos humanos ao longo do ciclo de vida dos colaboradores. Existe cada vez mais uma preocupação constante com o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e com a felicidade dos colaboradores nas empresas.

No Grupo Ideias Dinâmicas SGPS temos a constante preocupação em manter os colaboradores felizes com um ambiente estável e saudável, tendo sempre em consideração a diversidade cultural. Temos que nos sentir bem no local onde trabalhamos!

A aposta na qualificação dos recursos humanos para as novas tecnologias e processos é, hoje, crucial no seio das organizações. Pode mesmo ser encarado como um dos maiores desafios?

Os mercados e a própria sociedade estão sempre em constante mudança o que faz com que a gestão de recursos humanos assuma novas atribuições nas empresas, sendo crucial adaptação às novas realidades.

As empresas necessitam de informações oportunas e conhecimentos personalizados para auxiliar nos processos de decisão e de gestão, sendo fulcral os recursos humanos terem qualificações para que possam trabalhar com os novos processos e novas tecnologias.

O Grupo Ideias Dinâmicas SGPS tem várias empresas de tecnologias de informação, pelo que tentamos sempre estar na vanguarda das novas tecnologias de informação, apostando sempre na qualificação dos nossos colaboradores, o que é sem dúvida um dos grandes desafios.

Mais do que apostar na qualificação é urgente capacitar pessoas em tecnologias da informação e comunicações para fazer face à carência de técnicos especializados nesta área e permitir a reconversão profissional, criando novas oportunidades de inserção profissional através da obtenção de novas competências?

Para as nossas empresas de tecnologias de informação temos apostado em pessoas cuja formação base é em outra área mas que detém os conhecimentos funcionais necessários e dotamos com as competências necessárias para trabalhar nas tecnologias de informação, consoante as necessidades existentes nas empresas, sendo uma forma de reconversão profissional.

O próximo passo será em breve termos academias para jovens recém-licenciados nas novas tecnologias de informação. Estamos conscientes do desafio e entusiasmados em construir uma academia que contribua positivamente para o início de muitas carreiras profissionais.

Que posição assume a própria Ideias Dinâmicas SGPS no que diz respeito aos Recursos Humanos?

Na Ideias Dinâmicas SGPS o que pretendemos que nos diferencie é a qualidade, a excelência, o conhecimento e a paixão e a entrega dos nossos colaboradores. Para isso contamos com profissionais que buscam excelência em tudo o que fazem e com capacidade para assumirem responsabilidade pelas suas ações.

Temos uma equipa jovem, internacional e muito diversificada geograficamente. A aposta no reforço do Capital Humano tem sido claramente decisiva para o sucesso dos projetos dos nossos clientes. A alta disponibilidade dos nossos colaboradores e a sua capacidade de se ajustarem culturalmente à forma de estar em cada país tem sido um fator determinante para o sucesso dos projetos nos nossos clientes.

Como incentivo a esta proximidade cultural, e contribuindo para a valorização do mercado de trabalho dos países onde atua, a Ideias Dinâmicas SGPS assume uma filosofia de recrutamento de importância estratégica, unindo equipas de colaboradores expatriados e locais em torno de um projeto empresarial comum.

Proporcionamos um ambiente acolhedor, informal, onde se respira um ar saudável.

Desenvolvemos e implementamos práticas de Recursos Humanos que permitem a satisfação, motivação e retenção dos nossos colaboradores, tendo sempre em consideração a diversidade cultural. Tentamos desenvolver práticas no sentido de obter resultados e desenvolver as pessoas, conciliando os objetivos pessoais e profissionais com os objetivos do nosso Grupo.

Oferecemos momentos de convívio entre os nossos colaboradores, fomentado o espirito de equipa e de Grupo, contribuindo para momentos de felicidade com os colegas de trabalho.

Numa economia cada vez mais global, o que é preciso ter em conta para as empresas e empreendedores conseguirem singrar com os seus negócios e ideias?

O espírito empreendedor não tem fronteiras e deve-se traçar metas para viabilizar presença em outros mercados, nomeadamente, com parcerias locais de grande importância estratégica para o processo de internacionalização.

A tecnologia é um setor de futuro, que fomenta a competitividade e o crescimento económico, o que mantém a Ideias Dinâmicas SGPS alinhada no investimento no capital social de Startups, que revelem potencial de internacionalização e perfil inovador.

Para terminar, qual é a força impulsionadora da Ideias Dinâmicas SGPS?

A força impulsionadora da Ideias Dinâmicas SGPS é transformar boas ideias de negócio em empresas com potencial.

Desde 2008, que a força impulsionadora da Ideias Dinâmicas SGPS cria as condições para que os negócios mantenham o seu dinamismo, com recursos humanos, financeiros, capacidade estratégica e serviços adequados. E com uma rede de contatos que garanta a sua visibilidade e crescimento.

Diferentes projetos têm diferentes necessidades de financiamento, planos de implementação específicos e necessidades de gestão estratégica particulares.

A Ideias Dinâmicas SGPS especializa-se em avaliar estas necessidades e criar as condições ideais para que distintos empreendedores possam desenvolver as suas ideias de negócio, assegurando uma plataforma sólida para o lançamento de novos projetos empresariais em diferentes setores de atividade.

A Ideias Dinâmicas SGPS alicerçada numa estratégia de diversificação e empreendedorismo, agrega um conjunto internacional de empresas, que se agrupam em três áreas de atuação distintas: Comunicação e Serviços, Tecnologia e Construção.