O Business Network International (BNI) é a maior rede estruturada de troca de referências do mundo, sendo sustentado por um ambiente positivo com foco no aumento e melhoria dos negócios dos membros de cada grupo.

O BNI Líder surge em 2006 como primeiro grupo BNI no distrito de Lisboa. É constituído por empresários que, sob o lema “se eu te ajudar tu vais querer ajudar-me”, promovem a própria área de negócio através de um ambiente de trabalho estruturado, positivo e profissional.

Hoje tem 47 membros ativos, mais de cem ex-membros e mais de quatro milhões e meio de euros faturados em negócios fechados, apenas nos últimos 12 meses.

BNINas palavras de Constantino Ferreira, Diretor Consultor do Grupo BNI Líder, “são oito anos de muito trabalho, perseverança e dedicação para liderar pessoas e motivá-las a serem melhores, mais positivas e transformar um grupo num grupo cada vez melhor e mais unido. Não é fácil fazer com que percebam que cada palavra, cada passo ou cada ação pode influenciar outras pessoas a fazerem mais e melhor. Só um grupo que cresce de forma sólida é que permite que as pessoas tirem o melhor partido dele e ao longo dos últimos oito anos tivemos muitas lutas, conquistas e dissabores para conseguirmos criar um grupo coeso”, reflete o nosso entrevistado.

“Estamos a falar de pessoas diferentes e nem sempre é fácil motivá-las, mas estamos a conseguir criar algo aqui fantástico. Este grupo é de pessoas para pessoas e o que tem feito a diferença no Líder é a equipa. Posso exercer muito bem o meu papel de diretor consultor, mas se não tiver uma boa equipa não faço nada. E são as equipas de liderança que têm feito a diferença no que diz respeito ao trabalho de equipa e às conquistas do grupo”, afirma Constantino Ferreira.

Para celebrar o oitavo aniversário o evento contou com a participação de três oradores muito especiais: Terry Hamill, Diretor Nacional BNI Portugal & Brasil; Helena Vieira, membro Líder e Marine Biotech Expert; e Tim Vieira – CEO da special edition holding (África) & Bravegeneration (Europa), e “Tubarão” na 1ª temporada do Shark Tank Portugal. Para Terry Hamill, Diretor Nacional do BNI Portugal & Brasil, o BNI Líder cresce a cada ano cada vez mais forte e com uma forte liderança. “Muitas vezes os empresários trabalham tão arduamente que não param para perceber o que já conseguiram alcançar. E é importante perceber que «não importa onde você esteja, você será o melhor». O compromisso, a paixão e a companhia são as palavras que me vêm à mente quando penso no BNI Líder. Uma equipa unificada que segue o forte princípio de que quem dá já está a ganhar”, diz-nos Terry Hamill.

O que dizem eles

Tim Vieira – Orador

Gosto de estar relacionado com pessoas otimistas e que querem mudar para alcançar o sucesso. O BNI Líder é um grupo que não se importa de acordar cedo para se reunir e isso demonstra logo, à partida, vontade de mudança. Tudo depende de nós e da nossa força de vontade. As pessoas têm que ser persistentes, têm de acreditar que conseguem. E é isso que vou tentar focar e transmitir aos membros do Líder e aos visitantes na minha intervenção. Os empreendedores têm de perceber que vamos fracassar e cair, mas temos que continuar a levantar-nos.

Angelina Sarzedas – Tesoureira do BNI Líder

Este grupo trouxe-me amigos, trouxe-me mais negócios, experiências e muito conhecimento. Faz-nos crescer a todos os níveis. E o oitavo aniversário do Líder, com esta partilha de histórias, irá, certamente, fazer-nos perceber que a maneira como nos levantamos quando caímos é essencial para alcançar o sucesso.

Luís Antunes – Membro Líder

Sou membro Líder há sete anos e tem sido bastante positivo fazer parte deste grupo. O objetivo deste grupo é gerar mais negócios, mas acaba por ser um grupo onde se vão criando amizades muito fortes. Tenho aqui amigos, parceiros e o BNI é uma âncora para novos negócios.

Inês Guerreiro – Presidente do BNI Líder

Foi importante conseguirmos criar emoção neste Start Me Up – Estórias de Líderes feitos num oito – que partilhou histórias de empresários que ficaram “feitos num oito”, mas que se levantaram. É importante perceber que, como empresários que somos, tudo tem um melhor dia. Precisamos de nos inspirar uns aos outros e tenho a certeza que esta partilha irá tornar o nosso grupo mais forte e mais unido.

Adriano Fernandes – Marketing do BNI Líder

O evento surgiu a partir de uma questão cultural pouco usual em Portugal que é a partilha de momentos desafiantes, de incertezas e onde se cometeram alguns erros. São 34 histórias de pessoas que aceitaram partilhar connosco as suas experiências para que os restantes membros possam aprender e crescer com as experiências de quem falhou, mas voltou a reerguer-se e superou-se. Foi um desafio enorme organizar um evento em torno deste conceito e foi bastante interessante conhecer as histórias que estão por detrás de cada um destes empresários. Há um herói nas histórias partilhadas, que é o membro do grupo, há um sonho, o que foi feito para se alcançar esse sonho, o que aconteceu ao sonho, como superou o seu fracasso e que mensagem tem para transmitir e inspirar os restantes membros.

Abílio Nobre – Sócio no BNI Lisboa

O Líder para mim é como se fosse um filho. Tenho acompanhado o seu percurso e quando integrei o grupo, o mesmo tinha apenas 16 elementos. Hoje temos 47 membros ativos. O BNI Líder tem um grupo muito forte, constituído por bons empresários e é importante sabermos que todas as empresas e todos os negócios têm dias menos bons, mas que amanhã será sempre melhor.

Márcio Lopes – Vice-Presidente do BNI Líder

Olhando para trás, para estes sete anos a fazer parte do grupo, o balanço é muito positivo, quer pessoal quer empresarial. Temos aqui pessoas reunidas com vontade de crescer, aprender e partilhar. Caminhamos todos no mesmo sentido e com confiança um nos outros. Sei que posso confiar num membro do Líder se precisar de uma solução para o meu negócio.

Luiz Branco – Membro Líder

Sou membro do Líder há um ano. Conheci o grupo através de uma parceira de negócios e a primeira visita que fiz às reuniões do Líder foi o suficiente para decidir tornar-me membro. Tem sido um ano muito bom, dá um retorno excelente de negócios. 

Elisabete da Costa – Membro Líder

Sou membro do Líder há quase um ano e foi a melhor coisa que podia acontecer-me neste ano. Vive-se uma energia positiva aqui. É um incentivo para as pessoas para acreditarem nas suas capacidades e renovarem-se constantemente. “Eu dou para receber” e o pouco que dei já recebi em dobro, principalmente em carinho, bem-estar, ânimo e vontade de trabalhar. É isto o Líder. É uma experiência única que todos os empresários que querem alcançar o sucesso deviam ter.