O Renting é um serviço prestado pela Finlog, sendo um setor que está em tendência de crescimento e mudança de paradigma. Desde 1993, altura em que a empresa foi constituída, que evolução é possível descrever?

Criada em 1993, e atualmente detida a 100% pelo Grupo Salvador Caetano, a Finlog dedica-se à gestão de frotas automóveis e ao aluguer operacional de viaturas. Destacamo-nos pela nossa variada gama de serviços e produtos, dos quais destaco a Gestão Total de Frota, mais conhecida por Renting, a Gestão de Frota Transparente e o Contrato de Manutenção de Serviços, sendo a primeira solução a mais procurada neste mercado.

Nos últimos anos o exercício da Finlog tem vindo a demonstrar-se extremamente positivo, sendo atualmente uma das maiores empresas de renting a operar em Portugal.

O ano de 2016 foi o nosso melhor ano, pois registámos um volume de negócios elevado, acima da média do mercado e um incremento na produção de novos contratos de renting, o nosso produto mais procurado. Para este ano, notamos um crescimento mais moderado, mas acima da média geral do mercado.

Ao longo de 2017 temos vindo a apostar no lançamento de novas campanhas comerciais, segmentadas para os diferentes tipos de clientes, em especial para as PME’s, os empresários em nome individual e os particulares, que são segmentos cada vez mais ativos e relevantes neste mercado.

Vamos continuar a investir na política de gestão de qualidade e na confiança e proximidade com o cliente, que é uma postura que adotámos desde a criação da empresa e que se tem demonstrado crucial para atingir o estatuto presente. Por fim, a aposta na inovação e tecnologia que, a par com a satisfação do cliente, são os três fatores críticos para o sucesso de tantos anos da Finlog.

O leasing, o factoring e o renting ocupam um lugar importante enquanto instrumentos de financiamento das empresas. A que se deve esta importância?

Após a retração financeira dos últimos anos, o renting afigura-se como uma tendência crescente relativamente ao número de viaturas ligeiras adquiridas sendo responsável, segundo o ALF – Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting -, em Portugal, pela aquisição de quase 32 mil viaturas ligeiras no ano passado.

A solução de renting permite às empresas otimizar a gestão das suas frotas a preços altamente competitivos, independentemente da sua dimensão, libertando-os de todos os encargos operacionais e permitindo-lhes concentrarem-se apenas na sua atividade principal, o que aumenta, consequentemente, a produtividade nos seus negócios.

Relativamente ao renting, que vantagens podem ser apontadas como aquelas em que o tornam favorável e uma boa opção para as empresas?

Atualmente, uma das principais preocupações das empresas, a nível transversal, é a otimização e redução de custos, incluindo-se aqui o parque automóvel das mesmas. Perante este cenário, a solução de renting da Finlog afigura-se como a decisão ideal, independentemente da dimensão da empresa, pois permite a otimização da gestão das suas frotas, através de um serviço completo a preços altamente competitivos para que desta forma a empresa se possa libertar de todos os riscos operacionais.

Este serviço, que começou a ser inicialmente contratado por empresas de grande e média dimensão, tem vindo a demonstrar, nos últimos anos, um mercado emergente que são as PME’s, os empresários em nome individual, os profissionais liberais e os particulares.

O renting ou aluguer operacional de viatura tem-se mostrado cada vez mais como a solução ideal para as frotas. Porquê?

A principal preocupação dos clientes na gestão da sua atividade prende-se com a racionalização dos recursos disponíveis, sendo o renting a modalidade mais procurada, na medida em que é a solução que requer um menor investimento por parte das empresas, garantindo simultaneamente o controlo técnico e a previsibilidade dos custos.

O renting é cada vez mais a solução ideal para a gestão de frotas, sejam elas grandes ou pequenas. Se no passado este produto serviu sobretudo para as grandes empresas, o target atual tem vindo a alargar-se com o lançamento de ofertas específicas para novos segmentos de mercado, como é o caso das PME’s, empresários em nome individual ou profissionais liberais.

O sistema formal de Gestão da Qualidade é um modelo perpetuado pela empresa. Em que consiste o mesmo?

Na Finlog a Qualidade é entendida como um meio para atingir a excelência tornando-se naturalmente na Gestora de Frota líder em satisfação dos seus clientes e utilizadores, uma posição pela qual batalhamos diariamente. Como tal, temos procedimentos formais que envolvem todos os colaboradores da empresa em processos de melhoria contínua, quer incremental, quer disruptiva. Alguns dos processos de melhoramento traduzem-se na formação contínua dos nossos trabalhadores, numa comunicação simples, clara e eficaz com os nossos clientes e, por fim, a grande aposta da nossa empresa na Inovação e Desenvolvimento.

Por que devem os consumidores escolher a Finlog enquanto gestora de frota?

A Finlog diferencia-se pela aposta permanente na inovação e melhoria contínua, como base do desenvolvimento dos negócios. Estamos 100% focados no cliente e na busca de melhores soluções de renting automóvel. Acreditamos que, para ser a gestora de frotas favorita, líder em satisfação e proximidade com os clientes, temos de construir relações sólidas e duradoras com esses mesmos clientes, o que só é possível com uma rigorosa política de qualidade e satisfação. Por outro lado, acreditamos na honestidade, integridade e solidez ética como princípio do nosso comportamento corporativo e batalhamos diariamente para atingir um estatuto de excelência e qualidade nos serviços prestados.