Vietname: 89 mortos devido ao tufão Damrey

O número de vítimas mortais causadas pela passagem do tufão Damrey no passado fim de semana nas zonas sul e centro do Vietname subiu para 89, divulgaram hoje as autoridades locais, informando ainda que 18 pessoas permanecem desaparecidas.

93

O anterior balanço da intempérie, considerada como a pior das últimas décadas naquele país, dava conta de 61 mortos.

Com registo de graves inundações e de danos pessoais e materiais consideráveis, o tufão Damrey atingiu o Vietname a poucos dias do país receber a cimeira do Fórum de Cooperação Económica da Ásia-Pacífico (APEC) que vai reunir, a partir de quarta-feira, vários líderes internacionais.

Apesar do cenário de devastação, a cidade central de Danang, anfitriã do fórum, sofreu danos menores.

Já a antiga cidade de Hoi Na (património mundial), a uma distância de 30 minutos de carro de Danang, ficou submersa.

Neste momento, as autoridades vietnamitas não sabem se a deslocação a Hoi Na pelos cônjuges dos líderes da APEC, prevista para sábado, será possível.

Um representante do comité nacional de operações de busca e salvamento informou que vários recursos, nomeadamente militares, elementos das forças policiais e civis, foram mobilizados para o terreno para procurar as pessoas desaparecidas.

O mesmo representante, que falou sob anonimato, indicou ainda que a intempérie provocou pelo menos 174 feridos.

Os serviços meteorológicos vietnamitas divulgaram entretanto que o nível da água da maioria dos rios da região afetada pelo tufão Damrey está a baixar gradualmente.

Apesar deste desagravamento, os constrangimentos de circulação ainda permanecem em algumas vias rodoviárias da região.