As vantagens do Business Process Outsourcing

Em entrevista à Revista Pontos de Vista, Joaquim Mendes, Managing Partner - Tax, Advisory & BPS da Grant Thornton Consultores, deu-nos a conhecer a dinâmica do Business Process Outsourcing (BPO) e as vantagens do mesmo. Fique a saber mais de uma marca timbrada pela credibilidade e excelência.

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Para contextualizar o nosso leitor, o que é Business Process Outsourcing (BPO)?

Vale a pena tomar um momento para definir o que queremos dizer com BPO ou externalização de processos de modo a desmistificar alguns pontos que podem gerar alguns equívocos.

O BPO consiste na separação de funções especializadas numa empresa e o recurso a fornecedores especializados para executar essas funções, já que estas empresas as podem executar com recurso a especialistas de modo mais eficiente e com menor custo. Os principais drivers para o recurso ao BPO continuam a ser as necessidades de redução de custos e o aumento da eficiência.

A necessidade de redução de custos leva a que muitas empresas procurem externalizar funções inteiras, utilizando um fornecedor de serviços global com presença nos países onde a função é executada. É bastante comum ver empresas com operações em vários países com fornecedores diferentes em muitos desses países. Uma forma de reduzir os custos e ganhar eficiência é contratar fornecedores com presença nas diversas áreas do globo. A utilização de sistemas e de reporting harmonizados é uma mais valia para os gestores e um factor de diminuição de riscos e aumento da eficiência.

As firmas membro da Grant Thornon International Ltd (“GTIL”) estão presentes em mais de 130 países e contam com mais de 47 mil profissionais. As equipas em todo o mundo, trabalham em colaboração, partilhando a sua experiência e conhecimento técnico nos diversos setores de atividade, assumindo um compromisso de excelência. Seja qual for a localização geográfica, encontra equipas que seguem a mesma metodologia, flexibilidade e experiência relevante.

Que oportunidades vem trazer ao universo empresarial?

Os benefícios que o recurso a serviços de BPO pode oferecer às empresas são amplamente reconhecidos, sendo a procura de eficiência (57%) e a redução de custos (55%) as principais motivações. As áreas onde o recurso a estes serviços é mais recorrente são as contabilisticas e fiscais (49%) e as TIs (46%).

De acordo com um estudo levado a cabo pela Grant Thornton, 2 em 5 PMEs em todo o mundo, recorrem ou planeiam recorrer num futuro próximo ao outsourcing de algum processo de back-office. Essa é a principal conclusão do relatório “Outsourcing: driving efficiency and growth” que procura compreender melhor os comportamentos no que se refere ao outsourcing: porquê e quais funções a externalizar? O que impede as empresas de recorrer ao outsourcing? Como esses obstáculos podem ser superados?

Em termos gerais, o recurso ao BPO oferece como principais benefícios:

Redução de custos – A externalização de serviços de contabilidade, recursos humanos e fiscais permite reduzir os custos da empresa.

Serviço personalizado – A empresa fica com a possibilidade de obter um serviço adaptado às necessidades reais da empresa, com acesso a relatórios personalizados capazes de ajudar o gestor na tomada de decisões de forma rápida e eficiente.

Prioritização de esforços – A externalização de serviços de back-office permite o foco no desenvolvimento do negócio e uma otimização da produtividade.

Vantagens competitivas – Ter informação financeira precisa e ágil permite a antecipação na tomada de decisões.

Acesso a tecnologias críticas – A externalização de serviços permite o acesso a ferramentas que a empresa normalmente não contemplaria para a realização de tarefas acessórias.

Segurança e confidencialidade – A Grant Thornton garante o tratamento da informação de forma profissional e confidencial.

Imagem corporativa – O recurso a uma firma de reputação internacional ajuda na melhoria da imagem corporativa da empresa.

Pessoal especializado – Permite o acesso a profissionais qualificados e com experiência nas suas áreas (contabilidade, fiscalidade, laboral,…).

Redução de riscos – As equipas de especialistas da Grant Thornton, têm atualização constante nas suas áreas de atuação.

Apoio internacional – A presença de 47.000 profissionais em mais de 130 países permite acompanhar os processos de internacionalização dos clientes.

O que é importante saber sobre a Grant Thornton Consultores?

A Grant Thornton Consultores está presente em Portugal desde 1998, sendo uma firma membro de uma das principais organizações mundiais de firmas independentes de auditoria, fiscalidade, consultoria e outsourcing.

Tendo uma estrutura muito ágil e próxima do cliente, temos a capacidade de encontrar as soluções que melhor se adequam a cada cliente. A senioriedade da equipa que acompanha o cliente é um dos factores que nos distingue da concorrência.

E sobre o seu percurso em Portugal? Que papel tem assumido no mercado português? 

A Grant Thornton Consultores tem apresentado ao longo dos anos um crescimento estável e sustentado, muito assente na nossa capacidade de lidar com clientes internacionais que procuram a nossa experiência local mas com uma forte vocação internacional para dinamizar a sua actividade.

Temo-nos assumido como uma firma de referência no apoio às PME’s de cariz internacional no desenvolvimento das suas actividades em Portugal bem como no procura de soluções nos seus mercados alvo.

A par do BPO, em que outras incide a atividade da Grant Thornton Consultores?

A Grant Thornton Consultores presta um vasto leque de serviços de fiscalidade, consultoria e outsourcing. A nossa equipa tem uma vasta experiência e conhecimento dos mercados interno e externo, através da nossa integração numa organização internacional, conjugados com uma elevada competência técnica de modo a oferecer aos clientes os níveis de serviço necessários para o sucesso no actual mercado internacional globalizado e competitivo.

Num mercado extremamente competitivo, onde as empresas precisam de otimizar os seus recursos para aumentar a produtividade e reduzir custos, qual continuará a ser o papel e a estratégia da Grant Thornton Consultores junto do tecido empresarial? 

A par da estratégia de apoio às PME’s internacionais no desenvolvimento da sua actividade em Portugal, a Grant Thornton Consultores é o parceiro ideal para acompanhar as PME’s nacionais no seu processo de internacionalização, sem descurar o apoio ao desenvolvimento das actividades locais dos seus clientes.