BragaMetro: maximize a rentabilidade e qualidade dos seus serviços

Virgílio Morais Da Silva, Responsável Técnico da BragaMetro, fala-nos da importância das certificações e das inspeções técnicas especializadas no seio das organizações, quando se fala de clientes, qualidade dos produtos e dos serviços ou, ainda, de internacionalização. Venha connosco saber mais.

94

Vamos começar por conhecer o percurso da BragaMetro. Quando surgiu no mercado, que fatores visava colmatar? 

A BragaMetro, Lda. foi fundada em maio de 2011 e tem como objetivo de negócio colmatar necessidades de mercado quer sejam de natureza legal ou técnica muito especificas e que exigem um grau de especialização elevado que, por norma, as instituições não possuem internamente e sem os quais não é possível prestar um serviço de qualidade aos seus utentes.

Desde então, qual tem vindo a ser a linha orientadora da empresa? Que estratégia definiu a sua presença sólida no mercado? 

A credibilidade nos serviços que presta é a principal linha orientadora da BragaMetro, a qual definiu como prioridade a acreditação dos serviços que presta, encontrando-se acreditada pelo referencial NP EN ISO/IEC 17025:2005, e encontrando-se em fase de acreditação pelo referencial NP EN ISO/IEC 17020.

A presença no mercado da saúde conquista-se pela qualidade dos serviços prestados, só serviços de qualidade protegem o cliente ainda mais quando esse serviço for um requisito legal.

A BragaMetro pretende afirmar-se como uma empresa proativa e na vanguarda da técnica e conhecimento. Que serviços disponibiliza aos seus clientes? 

A BragaMetro disponibiliza aos seus clientes serviços relacionados com a inspeção a instalações radiológicas e ensaios a equipamentos de esterilização, como por exemplo esterilizadores a vapor de água, termodesinfetadoras.

Sabemos a importância que uma inspeção técnica assume nos dias de hoje no universo empresarial. E as empresas também têm essa perceção? São mais proactivas? 

Os serviços prestados pela BragaMetro são acima de tudo obrigações legais que os clientes devem cumprir. O universo de clientes da BragaMetro é variado indo do pequeno consultório ao grande hospital, obviamente que num universo tão alargado nem todas as instituições tem a mesma perceção da importância das inspeções técnicas, no entanto como as inspeções são obrigações legais, a fiscalização da autoridades de saúde contribuem para que a perceção da importância das inspeções e proatividade dos nossos clientes seja maior.

Num mercado cada vez mais globalizado onde a internacionalização das empresas é palavra de ordem, as certificações revelam-se uma ferramenta extremamente importante. Que serviços a BragaMetro oferece neste âmbito? 

A BragaMetro atua principalmente no mercado da saúde, a importância das certificações nas unidades de saúde é fundamental sempre que uma entidade pretenda receber utentes de outros países, os serviços que a BragaMetro presta na área da inspeção radiológica e esterilização são fundamentais, sem os quais as entidades de saúde não conseguem obter a certificação.

A BragaMetro possui a representação da marca internacional Ebro Electronics, comercializando uma variedade de produtos que permitem o controlo do processo de esterilização. Fale-nos um pouco mais sobre este assunto.

A esterilização é um assunto amplo e complexo, suportado pela legislação. O ponto de partida para se compreender o que é a esterilização é a própria definição de esterilização. A esterilização não é uma coisa qualquer a esterilização é um processo validado para tornar um produto isento de microrganismos viáveis (NP EN ISO 17665-1), é neste ponto da validação do processo de esterilização que a BragaMetro intervém prestando aos seus cliente serviços que permitem a instituição de saúde garantir que o seu processo de esterilização se encontra validado podendo deste modo utilizar o material esterilizado sem risco para o utente. A Ebro Electronics possui um conjunto de produtos para processo de esterilização os quais podem ser usados efetuar a validação do processo de esterilização ou efetuar a monitorizar de rotina do processo de esterilização, os testes eletrónicos, nomeadamente o Bowie&Dick são a ultima evolução nos testes para controlo do processo de esterilização com vantagem óbvias sobre os testes tradicionais nomeadamente:

– Toda a informação fica registada digitalmente;

– Não existem falsos positivos nem falsos negativos;

– Permite a visualização dos parâmetros do processo (pressão, temperatura e tempo);

– O resultado do ensaio do teste Bowie&Dick digital não permite interpretações subjetivas o resultado do ensaio é aprovado ou reprovado não existem interpretações intermédias. Sem um processo de esterilização validado o produto não pode ser considerado estéril não pode ser usado.