A denominada Transformação Digital encontra-se na ordem do dia, embora ainda seja um conceito de difícil adaptação para a maioria das empresas portuguesas. Neste domínio, qual é o panorama da Wondercom? Será uma das vossas apostas em termos de soluções TIC?

A migração das soluções dos clientes para a Cloud Pública é uma enabler da transformação digital. As empresas de hoje precisam de acompanhar o ritmo da mudança tecnológica para tirarem o melhor partido da transformação digital. Foi com esta premissa que a Wondercom criou a sua oferta “ICT made easy” a pensar no “mercado empresarial”. A conceção desta oferta foi um processo rigoroso com compromisso de encontrar o melhor equilíbrio entre custo e qualidade, sendo que “ICT made easy” está destinada a qualquer empresa, independentemente da sua dimensão.

Sobre os maiores desafios tecnológicos pelos quais a Wondercom passou, quais foram aqueles que se traduziram num maior impacto a nível do modelo de negócio?

O principal desafio para a Wondercom até agora, passou pela disponibilidade de Fibra Óptica a nível nacional em Portugal que criou a necessidade de mudar as ligações dos clientes às redes dos operadores de Telecomunicações. O projeto “Fiber-to-the-Home”, no qual a Wondercom tem participação ativa na qualidade de instalador, levou a nossa empresa a criar uma estrutura operacional com abrangência nacional, com disponibilidade de serviço 24x7x365 e com capacidade de 200 mil pedidos de intervenções técnicas nas instalações do cliente por ano.

É inevitável que a transformação digital aporte consigo diferenças de atuação das marcas e mesmo nas formas e metodologias dos modelos de negócio e gestão?

A transformação digital altera profundamente a forma como os clientes se relacionam com os seus fornecedores (e vice versa) e a forma como aspessoas desempenham as suas atividades profissionais, o que obriga a uma mudança dos modelos de negócio e da gestão das diversas entidades.

A transformação digital permite novos canais para chegar ao consumidor e consequentemente os modelos de gestão e decisão têm de se adaptar a esta realidade. As decisões de negócio são cada vez mais baseadas em analítica e em dados obtidos dos canais digitais em tempo real.

Da vossa parte poderá significar uma agressividade maior a nível comercial? Como pensam implementar este modelo mais agressivo de abordagem perante as empresas?

Naturalmente. Os clientes irão ter novas necessidades relacionadas com soluções TIC. O processo de venda da Wondercom passa muito pelos operadores de Telecomunicações. Queremos alavancar as soluções TIC sob forma de cross-selling, complementando as soluções já instaladas com outras interessantes para o cliente.

Na sua opinião a transformação digital é uma questão de sobrevivência, pela necessidade de adaptação ao mercado, ou uma estratégia de crescimento?

No caso da Wondercom será uma estratégia de crescimento.

De que forma é que o consumidor/cliente sairá beneficiado com esta aposta na Transformação Digital?

Os principais benefícios para os consumidores/clientes resultam na disponibilidade contínua (em muitos casos 24×7) dos produtos e serviços num ambiente de maior concorrência e disponibilidade da oferta.

A transformação digital reduzirá custos e aumentará performance das empresas. Com a transformação digital, é possível decidir e produzir de forma mais eficiente, e consequentemente conseguem-se criar novos modelos para chegar ao consumidor de forma mais fácil. Prova disto são as App´s e o “mundo online”, por exemplo, em que hoje posso pagar um parquímetro sem ir ao mesmo, basta usar uma App. 

Para 2018, quais são as principais prioridades da Wondercom no mercado português?

Em 2018 já irão ficar disponíveis no mercado os primeiros quatro produtos da nossa oferta “ICT made easy” que são:

WonderGuest – Wi-Fi com cobertura total, possibilitando o registo de visitantes de forma segura;

WonderCloud – Consultoria estratégica sobre a migração de serviços para Cloud;

WonderLink – Solução de Vídeo Conferencia e Colaboração acessível e atrativa a pequenas e médias empresas;

WonderGuard – Solução de Videovigilância e Controlo de Acessos.

Vamos continuar a alargar significativamente o portfólio de produtos ICT que serão comercializados com o “claim” – ICT made easy.