Mas quem procura mais sorte no próximo ano não precisa de comer o dito alimento ‘abençoado’ apenas no momento de passagem para o novo ano, há quem acredite que deva ser comido ora na última refeição do último dia do ano ou logo no primeiro dia do ano que acaba de chegar.

Timings à parte, estes são os alimentos que prometem dar sorte para 2018.

1 – Sayerkraut. Este alimento fermentado é uma das iguarias alemãs na passagem de ano por estar associada à boa sorte e riqueza.

2 – Salsicha de porco fresca com lentinhas. Em Itália, este é um dos pratos que conta no menu de passagem de ano e por dois motivos distintos: o porco dá sorte e as lentinhas assemelham-se a pequenas moedas de ouro.

3 – Vasilopita. Trata-se de um bolo grego que contém no seu interior uma moeda. A primeira fatia é cortada ao som das 12 badaladas e a quem calhar a ‘boa fava’ espera-lhe um ano cheio de sorte.

4 – Arroz doce. Na Suécia e na Finlândia, o arroz doce é feito com a adição de uma única amêndoa. A pessoa que encontrar este fruto seco terá sorte no ano que acaba de chegar.

5 – Vegetais de folha verde escura. Seja na última refeição do ano ou na primeira do novo ano, estes vegetais (kale, espinafre, etc.) são associados a prosperidade e a dinheiro, muito por culpa da cor que têm.

6 – Pão de milho. No sul dos Estados Unidos, este pão é associado ao ouro e, por isso, reina em muitas meses na Passagem de Ano.

7 – Feijão. Por serem associados a pequenas moedas, os feijões constam também no Réveillon, não sendo necessário comê-los.