A GRENKE é uma  empresa especialista em renting de equipamentos tecnológicos. Em que aspetos a GRENKE se diferencia no mercado? Que mais-valias oferece?

A GRENKE é um grupo financeiro alemão com mais de 40 anos de experiência na área do renting tecnológico e com presença internacional em mais de 30 países. Este background, permite que sejamos reconhecidos como um dos principais especialistas nesta área. Oferecemos soluções para qualquer dimensão de negócio, através de uma equipa de profissionais altamente preparados para, no terreno, conseguirmos oferecer respostas simples, rápidas e personalizadas.

A GRENKE foi selecionada pelos European Business Awards 2017/18 – Ones to Watch como uma das empresas a nível europeu que se distinguiu pelo seu crescimento excecional. Que fatores têm contribuído para este crescimento e solidez no mercado?

O principal fator de sucesso da GRENKE está assente na cultura que criamos ao longo dos últimos dez anos em Portugal. Uma cultura de aposta nas pessoas, garantindo o seu desenvolvimento e bem-estar.

Internamente acreditamos que temos uma equipa feliz, e trabalhamos e investimos diariamente para que isso aconteça. Temos equipas muito bem preparadas e tentamos ajudar a que estas se superem no atingimento dos seus objetivos pessoais e dos objetivos da empresa.

Esta filosofia de crescimento e bem-estar é o que colocamos também nos negócios com os nossos parceiros e clientes. Trabalhamos em parceria, para que as empresas e pessoas cresçam conjuntamente e acreditamos que estes são muito mais do que produtos ou preço, são relações.

Procuramos também, de forma muito regular, envolver a nossa equipa, parceiros e clientes, em iniciativas que nos permitam retribuir à sociedade uma parte do sucesso e dos resultados que atingimos. Entendemos que estarmos despertos para outros quadrantes e outras realidades é também fundamental para uma cultura de entreajuda.

O facto de esta cultura ser reconhecida internacional, deixa-nos obviamente muito orgulhosos.

Tem como foco o apoio financeiro às PME, com uma ampla oferta de bens tecnológicos financiáveis. Para contextualizar o nosso leitor, o que é o renting de equipamentos tecnológicos?

O renting de equipamentos tecnológicos é um veículo que permite às empresas manterem a competitividade, continuando a inovar através do investimento neste tipo de bens.

Ao optar pelo renting, estão a optar por uma solução que privilegia a utilização dos bens em detrimento da posse dos mesmos, garantido total flexibilidade no final do contrato. As empresas e os empresários, podem acesso a tecnologia de vanguarda sem comprometerem a sua tesouraria, já que o renting permite um planeamento adequado através de rendas constantes.

O cliente escolhe os equipamentos e o fornecedor, e a GRENKE, enquanto locadora, adquire os mesmos colocando-os de seguida é disposição do cliente por um prazo acordado. Tudo isto no espaço de horas, desde a aprovação até à formalização do contrato e entrega dos equipamentos.

A GRENKE efetua renting de uma gama muito abrangente de equipamentos, que vão desde equipamentos informáticos (hardware e software), equipamento industrial e médico, passando por equipamento desportivo, hoteleiro e até mobiliário de escritório, equipamentos de segurança, eficiência energética entre muitos outros.

Porquê fazer um renting em vez de comprar? Que vantagens apresenta?

O renting privilegia o conceito da utilização de equipamentos rapidamente depreciáveis em detrimento da posse dos mesmos, e na realidade é este exercício que, como gestores, devemos fazer. Será que a posse serve verdadeiramente de forma eficaz as necessidades das empresas? Defendemos claramente a compra de recursos valorizáveis e a locação de recursos depreciáveis.

O fator decisivo na hora de escolher o modelo de financiamento mais adequado ao investimento a realizar é, sem dúvida, o benefício associado à solução. Só dessa forma a decisão será consciente e dará a garantia de ser a melhor opção.

O Renting permite maximizar esses benefícios, já que:


Reduz a carga fiscal da sua empresa, ao possibilitar a dedução do IVA sobre a totalidade das prestações, permitindo a contabilização como custo operacional das rendas;


Permite alocar todos os seus recursos financeiros à sua atividade, retirando do balanço da sua empresa divida relacionada com este tipo de investimento, mantendo desta forma os seus limites de crédito junto dos habituais parceiros financeiros. Assim, melhorará desde logo o rating da sua empresa já que não aumenta os níveis de endividamento;


Consegue efetuar uma gestão de tesouraria mais eficaz, evitando surpresas ao longo do contrato. Com rendas fixas e periódicas até ao final do contrato, permitir-lhe-á prever a longo prazo quais as despesas que terá de assegurar;


Transporta a possibilidade de negociar os melhores preços das soluções junto dos seus fornecedores, dado que a Locadora pagará a pronto pagamento a totalidade do investimento necessário para que possa usufruir o quanto antes da tecnologia que necessita;

Entre muitos outros, estes são apenas alguns dos benefícios que esta solução oferece.

Na hora de investir, é importante considerar os fatores acima referidos, e percecionar que o Renting não é uma solução para pequenas ou grandes empresas, mas sim cada vez mais uma solução ajustada ao tipo de equipamentos, que lhe permite a garantir a flexibilidade que o seu negócio exige.

Num mercado cada vez mais globalizado e competitivo, o renting informático pode ser a chave para efetivar o sucesso no tecido empresarial?

Acreditamos que a inovação é a chave do sucesso de qualquer negócio. A procura da inovação através da tecnologia e a capacidade de adaptação à realidade de qualquer mercado é algo que deve estar no ADN de qualquer empresa. A GRENKE oferece produtos de renting que aliam estas duas condições já que oferece diversas opções às empresas, que são reforçadas pelas vantagens financeiras que o renting agrega. Optar pelo renting significa adotar uma decisão inteligente face à competitividade.

Como é que as empresas podem beneficiar, portanto, do renting informático? Mas que desafios também podem enfrentar?

As empresas que pretendem ser competitivas e que optam pelo renting sabem que o investimento do seu tempo e capital é bem empregue, porque a sua capacidade de resposta e de inovação as leva ao sucesso nos mercados onde operam. Os desafios passam pela rentabilização do investimento e pela capacidade de serem competitivas.

O equilíbrio destes dois fatores, aliados a uma boa gestão de recursos, fazem com que os desafios se prendam mais com a sua capacidade de obter resultados e não tanto com a forma como os investimentos são aplicados. Na realidade, o renting é uma vantagem competitiva, é uma forma de operar, e consequentemente de avançar nos negócios. Sem esta ferramenta, os desafios da aquisição e gestão dos bens depreciáveis pode tornar-se um pesadelo e um entrave à evolução, que exige gestão e tempo.04