Óculos para todos” destaca-se pelo conceito Smart Cost. “somos a única ótica com este conceito, oferecemos qualidade a um preço baixo, e procuramos continuamente acompanhar a exigência na qualidade e diversidade dos produtos, bem como investir cada vez mais em equipamentos de última tecnologia, ou seja, mais qualidade pelo mesmo preço”, explica Alexandre Lopes

Quem por ali passa, na loja número 673 na Rua De Sá da Bandeira, no Porto, pode verificar a diversidade contínua na oferta de produtos, apostando em artigos de titânio e acetato feito a mão, fabricados na União Europeia.

+ INOVAÇÃO

Com foco na tecnologia de ponta, na inovação e nas tendências, a “Óculos Para Todos” tem marcado presença em várias feiras internacionais para estar a par das últimas novidades. “Fizemos também um investimento considerável na substituição de todos os nossos equipamentos do laboratório e do gabinete de optometria. Se até aqui tínhamos uma capacidade de corte de cerca de 70 lentes por dia, agora ronda as 120. Dispomos da mais moderna tecnologia para podermos entregar os óculos aos clientes em menos de 30 minutos (lentes monofocais de stock), sendo o objetivo reduzir ainda mais o tempo de espera”, avança o CEO da ótica.

Para além disto, é uma das únicas óticas tradicionais com stock permanente de armações e lentes, são mais de 5 mil armações e cerca de 15 mil lentes monofocais em stock, que consegue satisfazer na hora cerca de 80% dos clientes.

Outro aspeto importante é o facto do CEO querer uma oferta de preço cada vez mais baixo, possível através da aquisição de grandes stocks e mantendo uma margem de lucro menor que a praticada na ótica tradicional, até porque como o próprio nome da ótica diz, o objetivo é que os óculos sejam acessíveis a todos.

Por sua vez, nas lentes de contacto, a ótica não descura o cuidado com este produto mais sensível. “Trabalhamos com marcas de prestígio no mercado como a Coopervision ou a Disop, em termos de líquidos de manutenção das lente de contacto e para tratamento ocular. Por sua vez os nossos novos fornecedores de lentes oftálmicas, a Optiswiss e Lux-Lens, fabricadas na Suíça e Alemanha, dão-nos qualidade acrescida pelo mesmo preço”, refere Alexandre Lopes.

Quanto às consultas, a “Óculos Para Todos” tem três Optometristas disponíveis, de segunda a sábado, sendo o consultório devidamente certificado pela Entidade Reguladora de Saúde (ERS), no entanto, Alexandre Lopes pensa já num novo consultório e no reforço da equipa nas diversas áreas.

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DOIS ANOS EM REVISÃO

“Óculos Para Todos” é já um ponto de referência na cidade invicta e o desejo da abertura de uma nova loja tem ganho força, pelo que já foi pensada e planeada a abertura de uma loja em Lisboa. No entanto, a necessidade de aumentar a capacidade de resposta aos clientes obrigou à renovação do laboratório e do consultório da ótica com equipamento inovador e eficaz, ficando este plano em stand by. Mas tranquilizem-se caros leitores do centro e do sul porque a hipótese não foi descartada. Para já, o objetivo é conseguir corresponder ao aumento de clientes que se tem verificado (atualmente cerca de 80 clientes por dia), como o nosso entrevistado refere, apesar de, no início não ter sido fácil a aceitação deste conceito. “Hoje continuam a existir clientes céticos que não vêm à nossa ótica porque têm a ideia de que o “barato sai caro”, no entanto têm sido bastante gratificantes os comentários que temos recebido dos nossos clientes e o aumento considerável de clientes fidelizados. O ceticismo ainda não está completamente desmistificado, mas é sabido que a mentalidade e a cultura são sempre os aspetos mais difíceis de mudar”, adianta Alexandre Lopes.

Completados dois anos de existência no passado dia 23 de janeiro, o balanço é positivo. “Em 2017 conseguimos vender duas vezes mais relativamente a 2016, e neste momento contamos com cerca de 22 mil clientes, 53 mil óculos vendidos e cerca de 7.500 consultas de optometria efetuadas”, afirma Alexandre Lopes.

Ligados ao setor da saúde visual, para o nosso entrevistado não faz sentido tentar vender o produto mais caro ao cliente. “Procuramos sempre, em primeiro lugar, informar o cliente sobre o produto mais ajustado às suas necessidades, garantindo-lhe confiança para que não saia da loja com a dúvida de que “o barato sai caro”. Queremos que o cliente saiba que a qualidade existe e que está na nossa loja”, reforça Alexandre Lopes. Também o serviço pós-venda é um fator fulcral para a ótica que faz a monitorização de todos os clientes.

É, igualmente, importante alertar e consciencializar as pessoas para os problemas visuais, proteger e cuidar da sua visão. E a verdade é que há cada vez mais clientes que sabem o que é uma ótica e que produtos estão à venda. “Uma ótica não serve apenas para comprar óculos. Ótica é saúde e tentamos consciencializar o nosso cliente para isso, informamos sobre os produtos que deve usar e de como deve cuidar da sua saúde visual. Por sua vez, os nossos Optometristas estão na linha da frente dos cuidados visuais primários, desde logo sensibilizando e divulgando mais informação ao cliente. A partir deste ano já dispomos de um retinógrafo, onde analisamos, de forma preventiva, complicações a nível da retina, através de um procedimento não invasivo, e rápido. A partir deste exame disponibilizamos relatório médico por parte de oftalmologistas dos hospitais universitários de Coimbra, com resposta até 72h. Aqui vendemos saúde”, refere André Monteiro, responsável da loja.

Sempre com o foco na satisfação do cliente, é feito um trabalho exaustivo para atualizar diariamente o site com as campanhas, novos modelos, mas também com os artigos onde a ótica é notícia e com os comentários dos clientes que têm vindo a confirmar a qualidade dos seus produtos. Também na página do Facebook se verifica uma interação com os clientes ou futuros clientes que vêm sempre esclarecidas as suas dúvidas ou questões.

Quando questionado sobre o porquê de escolher “Óculos para todos”, Alexandre Lopes não tem dúvidas: devido à qualidade-preço, rapidez e atendimento personalizado. “Em dois anos vendemos mais de 50 mil óculos, temos mais de 20 mil clientes e mais de 7000 consultas marcadas. Felizmente, temos tido considerável afluência no nosso gabinete, é exemplo disso as marcações para os sábados serem feitas com três semanas de antecedência. Estamos com cerca de 22 consultas diárias. Temos clientes novos diariamente e muitos já fidelizados. O “passa a palavra” e a recomendação dos clientes continuam a ser a nossa melhor publicidade”, adianta o nosso entrevistado.

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+ QUALIDADE EM 2018

O novo ano passa por reforçar a qualidade dos produtos da ótica, como já tem vindo a ser referido ao longo do artigo. Ora vejamos.

Atualmente as pessoas lidam diariamente com luzes prejudiciais à visão, quer pelo uso dos computadores, tablets e smartphones. Assim, a “Óculos Para Todos” está a apostar em produtos com tratamento para a luz azul/leds dos dispositivos eletrónicos, e também no tratamento anti-reflexo de última geração (super hidrofóbico sem cor residual), o qual deixa as lentes mais transparentes e esteticamente mais bonitas sendo que possui uma camada extra de uma capa anti-aderente que facilita na limpeza. “Queremos acompanhar o desenvolvimento no setor da ótica que tem evoluído a passos largos e apresentar sempre produtos com tecnologia de última geração. Vamos diferenciar-nos dos concorrentes não só pelo preço, mas também pela qualidade do produto”, explica André Monteiro.

Quanto às lentes progressivas, dividem-se em três gamas com tecnologia Freeform, desde a Intermédia, Personalizada e a Premium, a “Óculos para todos” dá especial atenção à lente Premium. “Na concorrência a lente progressiva pode custar cerca de 500 euros, na nossa loja disponibilizamo-la a partir dos 102 euros”, explica o responsável de loja.

Saiba que na “Óculos para todos” encontrará lentes progressivas de qualidade Intermédia, com tecnologia Freeform, a partir e 12,50 euros.

“No atendimento ao cliente apresentamos toda a nossa oferta de progressivo (Intermédia, Personalizada e Premium), sendo a lente Premium a lente de topo, com maior campo visual e melhor adaptação, mas temos clientes que já vêm à procura da nossa lente intermédia porque já traz garantias da sua qualidade através de amigos ou familiares”, diz-nos André Monteiro.

Os modelos de armações a 4,99 euros também serão reforçados. Inicialmente com três modelos disponíveis, a ótica quer passar a disponibilizar sete modelos, dando um salto na qualidade. “Continuamos a ser a única loja na Península Ibérica a oferecer produto de qualidade ao mais baixo preço do mercado. Conseguimos dividir os preços de três a dez vezes, relativamente à concorrência”, afirma Alexandre Lopes.

Por sua vez, o processo de venda também será simplificado para que seja ainda mais rápido e eficiente, com recurso à realidade virtual avançando na tecnologia e no atendimento personalizado ao cliente. Para tal, a formação dos colaboradores é contínua e uma aposta constante desta ótica.

Depois da abertura da segunda loja, a “Óculos para todos” terá um Call center para conseguir chegar a todas as dúvidas e questões dos seus clientes.

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+ PRÓXIMO DE TODOS

Sendo a “Óculos para todos” sensível ao que diz respeito ao bem-estar das crianças (note-se que a campanha de arranque foi direcionada para crianças), a ótica passará a estar ligada a duas associações sem fins lucrativos no Porto: a Obra Frei Gil – Ramalde e a Casa do Caminho, ajudando com a oferta das consultas e dos óculos às crianças desfavorecidas dos 0 aos 18 anos. “Esta parceria fazia todo o sentido, uma vez que a ótica surgiu exatamente para chegar a todos os que precisem. Temos consciência da necessidade de praticar preços acessíveis a todos oferecendo, ao mesmo tempo, garantia de qualidade, dado que o nosso intuito não se baseia unicamente no lucro”, conclui Alexandre Lopes.