Uma entrada de um sistema frontal deverá ocorrer já hoje, quinta-feira, e continuará na sexta-feira com “períodos de chuva, a começar pelo litoral norte e centro e com a precipitação a ocorrer durante a noite e manhã, depois desse período passa a aguaceiros fracos e pouco frequentes”, esclareceu ao Notícias ao Minuto um meteorologista do IPMA.

“Durante a passagem deste sistema frontal temos queda de neve em especial nas regiões Norte e Centro mas a região Sul não se pode excluir. A queda de neve será durante a noite e sem grande impacto porque a precipitação é, de modo geral, fraca”, acrescentou.

Apesar da chuva, na sexta-feira haverá “uma pequena subida de temperatura que é mais significativa nas regiões Norte e Centro”, com as mínimas no interior a rondar entre os – 1ºC e os 2ºC graus e no litoral a chegar aos 5ºC ou 6ºC graus nas capitais de distrito. As máximas no interior estarão entre os 7ºC e os 11ºC graus e no litoral podem chegar aos 14ºC graus.

No sábado não se espera chuva, mas esta regressará no domingo de manhã, “com períodos de chuva fraca no Litoral Norte e Centro, a progredir para o Interior durante a tarde, sendo que neva nos pontos mais altos da Serra da Estrela”.

“Domingo as temperaturas voltam a ter uma subida de 3ºC a 4ºC graus, e na segunda descem mais ou menos na mesma amplitude. Neste dia não deverá ocorrer precipitação, mas se houver serão aguaceiros fracos no início da manhã”, revelou o meteorologista.

Já a terça-feira de Carnaval deverá ser um dia com chuva nas regiões norte e centro e com as temperaturas sem grandes alterações.