Durante as caminhadas espaciais, os astronautas necessita de utilizar umas fraldas especiais chamadas MAGs. (Cobertura de Máxima Absorção). Este tipo de fraldas aguentam até 2 litros de líquidos.

Se algum astronauta for exposto ao vácuo espacial sem fato, eles não podem prender a respiração. Isto porque a descompressão súbita pode fazer com que os pulmões se rompam.

Cerca de 80% de todos os astronautas apanham doenças no espaço. Vómitos, tonturas e náuseas são alguns dos sintomas que geralmente duram durante dois a três dias.

Para os temperos não voarem para todas as direcções das naves, os astronautas usam sal e pimenta especiais líquidos para colocar na comida.

É crucial para qualquer astronauta ter uma boa ventilação durante o sono. Isto porque o ar quente não se propaga no espaço o que leva à formação de uma bolha de gás carbónico que pode deixar os astronautas privados de oxigénio.

O ritmo cardíaco diminui no espaço o que pode ser muito perigoso. No entanto, os astronautas fazem exercício físico durante várias horas para conseguirem manter o coração em boa forma.

Quando os astronautas passam vários meses no espaço, eles necessitam de cortar o cabelo. Como é que fazem? Eles precisam de uma máquina com um tubo a vácuo para evitar que os cabelos fiquem a flutuar na nave.

 Como num ambiente com baixa gravidade os astronautas não precisam de andar para se moverem, a pele dos pés começa a amolecer e a descamar. Quando tiram as meias, eles necessitam de ter muito cuidado para que as células mortas da pele não fiquem espalhadas pela cabine.

 Em 2001 terá sido realizado um estudo que mostra que os astronautas que ressonavam na Terra, conseguem dormir no espaço sem fazer qualquer tipo de barulho.

Antes de uma caminhada espacial, os astronautas vestem os seus fatos várias horas antes de saírem para as missões. Isto para que se consigam adaptar ao oxigénio puro da roupa e para se prepararem para o trabalho que os espera.

O sol nasce a cada 90 minutos para quem está na Estação Espacial Internacional. Ela orbita a terra a uma distância de 27.500 km o que faz com que os astronautas vejam o sol a nascer 16 vezes num só único dia.

A tesoura é um dos objectos mais importantes no espaço. Isto porque todos os alimentos são embrulhados e difíceis de abrir.

 Beber refrigerantes no espaço é muito perigoso, pois o gás carbónico dessas bebidas não são expelidos no espaço como são na Terra. O que pode causar efeitos colaterais bastante adversos.

O Centro de Controle da Missão – entidades que gerem as atividades dos voos e veículos aeroespacial a partir da Terra – toca uma música escolhida de acordo com os gostos de cada astronauta para os acordar.

As lágrimas não escorrem pelo rosto como acontece na terra. No espaço, elas forma bolhas ao redor dos olhos.

 Fazer escorrer água de um pano é uma tarefa impossível. Os líquidos ficam na superfícies externa do pano quando é torcido devido à falta de gravidade.

Vários astronautas relatam ter várias dificuldades em mexer os braços e as pernas depois de aterrarem no nosso planeta novamente. Este fenómeno tem um nome conhecido como ‘Segundo Nascimento’.

Para evitar que as migalhas flutuam no espaço, os astronautas não usam pão mas sim tortilhas.

As atividades humanas podem ser vistas do espaço facilmente como algumas zonas poluídas, luzes das cidades durante a noite e explosões provocadas pela extracção de gás natural.

Como não existe gravidade suficiente para manter os líquidos a fluir para baixo, os astronautas requerem horas de prática para saberem utilizar a casa de banho de uma nave no espaço. Eles têm de ficar presos com sintos e é um procedimento que requer muita experiência para evitar desastres.

Para se livrarem da pasta de dentes depois de escovarem os dentes, os astronautas são obrigados a engoli-la.

Cortar as unhas no espaço é algo perigoso. Isto porque os pequenos pedaços da unha podem flutuar no espaço e magoar os olhos de alguém. Eles têm de cortar as unhas perto de uma conduta onde o ar é sugado.

 Aqueles que trabalham na estações espaciais também têm direito a dias de descanso e fins de semana. Eles usam o tempo livre para ler, relaxar e tirar fotografias espaciais.

Lavar a roupa no espaço é uma tarefa impossível, pois gastaria muita água. Os astronautas tentam usar a mesma roupa o maior tempo possível. Depois de as usarem, mandam-nas fora com o resto do lixo que vai queimar na atmosfera antes de voltarem para a Terra.

Para além de não utilizarem camas normais, os astronautas têm de dormir num saco de cama especial que fica preso à parede.

 No espaço, a coluna vertebral de qualquer humano fica mais esticada e direita porque a gravidade deixa de exercer pressão. Alguns astronautas chegam a ganhar até 7 cm de altura quando regressão à Terra.

Depois de regressarem, vários astronautas confessam que deixam cair vários objectos no chão por estarem habituados à pouca gravidade espacial.

Um dos grandes hobbies de muitos dos astronautas que vivem nas estações espaciais é tentarem conseguir as fotografias mais incríveis do espaço e da Terra. Eles utilizam grandes teleobjectivas para conseguirem adquirir todos os pormenores das estrelas e do nosso Planeta.