Lectra lança as bases de uma nova era para os fabricantes de mobiliário

A nova Sala de Corte 4.0 da Lectra desafia os limites da inovação e possibilita aos fabricantes ter a capacidade de se reinventarem para a era digital.

327

A Lectra, a parceira tecnológica de empresas que utilizam tecidos e couros, revela a sua primeira solução de Sala de Corte 4.0 dedicada à produção sob encomenda de mobiliário estofado a tecido.

Sendo a personificação da nova estratégia da Lectra, esta oferta avant-garde impulsiona os princípios da Indústria 4.0 para proporcionar maior agilidade, rendimento, rentabilidade e, especificamente, dimensionamento aos fabricantes de mobiliário a debater-se com a explosão da procura por mobiliário personalizado, com prazos de entrega mais curtos e de elevada qualidade, mas a um baixo custo.

Com o objetivo de capacitar os fabricantes, através de informação industrial, a alcançar a transformação digital das respetivas empresas, a Sala de Corte 4.0 da Lectra adota novas mentalidades, metodologias e tecnologias. Para ambientes de produção onde cada encomenda é diferente e onde a otimização do planeamento e dos recursos parece ser complexa, se não mesmo impossível, a nova solução da Lectra automatiza ao máximo cada etapa – desde as encomendas até à descarga – respeitando, ao mesmo tempo, os objetivos de eficiência e desempenho.

A base da Sala de Corte 4.0 da Lectra para produção sob encomenda é a sua Plataforma de Corte Digital. Este centro de dados baseado na nuvem liga os departamentos de design e de desenvolvimento de produto, a sala de corte e muito mais. Garante também trocas de dados perfeitas entre os sistemas ERP e a sala de corte. Este fluxo de dados digitalizado e livre de erros entre pessoas, processos e tecnologias fornece ideias e informações que permitem a rápida tomada de decisão e a otimização em tempo real.

“Para a indústria do mobiliário, a única forma de avançar para beneficiar de megatendências como, por exemplo, o surgimento da geração millennial, a digitalização de processos empresariais e o crescimento da China como um mercado orientado pelo consumidor e obcecado pela produtividade, é adotar os princípios da Indústria 4.0. Estamos tão convencidos da importância desta nova abordagem ao fabrico que decidimos aumentar o nosso investimento na Pesquisa e Desenvolvimento em 50% durante os próximos três anos”, afirma Daniel Harari, presidente e CEO da Lectra. “A Sala de Corte 4.0 para produção sob encomenda é o primeiro passo que estamos a dar com os nossos clientes da indústria do mobiliário no nosso percurso para a Indústria 4.0.”

A plataforma é acompanhada pela Virga®, uma nova solução de corte de tecido monofolha. Otimiza os tempos dos ciclos disponibilizando uma linha de corte completa para tecidos sólidos e padronizados, possibilitando o carregamento, digitalização, corte e descarga em simultâneo. Uma renovada experiência do utilizador, orientada para o conforto do operador e para a utilização eficiente da linha de corte Virga, proporciona enormes melhorias na produtividade e na qualidade. Para manter o custo por peça cortada baixo, um desafio no corte de monofolha, a tecnologia de corte Virga elimina a necessidade de papel ou plástico ao cortar, possibilita a gestão ágil dos retalhos e utiliza consumíveis de longa duração.

Testada em meados de 2017 em condições de produção real e concebida com o feedback de clientes selecionados, a nova oferta estará disponível a partir do fim de abril de 2018 na Europa e na América do Norte.

Sobre a Lectra
Para as empresas que dão vida ao nosso guarda-roupa, ao interior do nosso automóvel, ao mobiliário e outros, a Lectra está a criar as tecnologias premium que facilitam a transformação digital da sua indústria. A oferta da Lectra aumenta as capacidades das marcas e dos fabricantes, desde o design até à produção, proporcionando-lhes o respeito do mercado e a paz de espírito que merecem.

Fundada em 1973, a Lectra tem atualmente 32 filiais em todo o globo, prestando serviços a clientes em mais de 100 países. Com mais de 1650 funcionários, a Lectra registou uma faturação de 277 milhões de euros em 2017. A Lectra está cotada na Euronext (LSS).

Para obter mais informações, visite www.lectra.com