Obrador quer desenvolver relação de amizade com EUA

O Presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, vencedor das presidenciais realizadas domingo no México, disse hoje que quando assumir o poder "estenderá a mão" à administração Trump para ter uma relação de amizade com o país vizinho.

119
© Getty Images

“Vamos estender a mão para procurar uma relação de amizade e cooperação com os Estados Unidos da América”, disse o Presidente eleito em entrevista à cadeia de televisão mexicana Televisa.

O candidato, que concorreu pelo Movimento de Regeneração Nacional (Morena), agradeceu a Donald Trump a mensagem de felicitações que este lhe dirigiu, na rede social Twitter, na sequência das primeiras notícias sobre a sua vitória no escrutínio.

Na sua mensagem, Donald Trump disse que está “desejoso” de trabalhar com López Obrador e que “há muito a fazer para beneficiar tanto os Estados Unidos como o México”.

“Ele foi muito respeitador. É o que vamos procurar sempre no relacionamento com o governo dos EUA, que haja respeito mútuo: nunca faltaremos ao respeito porque queremos ser respeitados”, salientou López Obrador.

O candidato do Morena, de esquerda, venceu a eleição para a Presidência do México no domingo e, segundo estimativas do Instituto Nacional Eleitoral (INE), obteve entre 53 e 53,8% dos votos, enquanto o candidato do conservador Partido da Ação Nacional (PAN), Ricardo Anaya, conseguiu entre 22,1 e 22,8% dos votos.

Lopez Obrador foi candidato às eleições presidenciais em 2006 e 2012. À terceira tentativa e com 64 anos, ‘AMLO’, como é popularmente conhecido, conseguiu finalmente vencer as eleições, tornando-se Presidente da segunda maior economia da América Latina.

LUSA