Os utilizadores do Facebook que tenham usado a rede social para expressar o seu apoio com os afetados pelo sismo de domingo na Indonésia tiveram uma surpresa desagradável depois de publicarem as suas mensagens.

Como conta o The Next Web, algumas mensagens escritas em indonésio ativaram balões e confettis assim que foram publicadas, numa reação pouco indicada para o contexto em questão, um sismo que conta já com mais de 300 vítimas mortais e 20 mil pessoas a ainda precisar de assistência.

Através de uma publicação de Twitter (abaixo) ficamos a saber que esta reação do Facebook foi causada pela palavra “selamat”, palavra que significa tanto ‘parabéns’ como ‘sobreviver’. Em frases como, ‘Espero que as pessoas sobrevivam’, o Facebook interpretou a palavra “selamat” incorretamente com desejos de parabéns.

Entretanto o Facebook já pediu desculpa pelo sucedido: “Esta funcionalidade (uma animação de texto ativada ao escrever ‘parabéns’) está disponível a nível global no Facebook, porém lamentamos que tenha aparecido neste contexto infeliz e desde então desativamos a funcionalidade localmente”, pode ler-se no comunicado enviado ao site Motherboard.