“Queremos melhor comunicação, mais informação, mais coerência”

“Desde 2005 que a SEMENTE desenvolve aplicações de comunicação digital. Acreditamos que as nossas soluções ajudam a melhorar o funcionamento das empresas”, afirma Francisco Ponciano, Administrador da Semente, marca com 10 anos de atividade e que tem vindo a afirmar-se no panorama nacional. Saiba mais de um player importante no universo das soluções digitais.

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Francisco Ponciano

Dedicando-se a soluções de comunicação digital, a Semente nasceu em 2005. Com que missão? Como têm conseguido estar à altura dos crescentes desafios nesta área?
Desde 2005 que aplicamos o nosso conhecimento em tecnologias de informação, no desenvolvimento de aplicações de comunicação corporativa, digital signage e interatividade.
Acreditamos que as nossas soluções ajudam a melhorar o funcionamento das empresas. Porque dão resposta às necessidades de comunicar em tempo útil. e com o impacto pretendido. Criámos novas soluções, acrescentámos opções para acompanhar a crescente necessidade de resposta. O trabalho de uma década junto de diversos clientes, com necessidades distintas, permitem-nos hoje afirmar que possuímos uma ampla e sólida experiência na área da Comunicação Digital.

Num mercado em permanente progresso, o Digital Signage apresenta-se como um novo modelo de comunicação, mais dinâmico. Qual a importância deste tipo de soluções no seio da Semente?
O progresso do mercado está assente na exigência que cada um de nós, enquanto consumidor, coloca no dia a dia. Queremos melhor comunicação, mais informação, mais coerência.
Ao contrário de outras formas de comunicação, a Comunicação digital é flexível, interativa, útil, eficaz e até divertida.
Permite uma distribuição dinâmica de conteúdos, para uma audiência segmentada. Comunica no momento e local certo para informar, sugerir e auxiliar nas decisões de compra. Estes objetivos motivam-nos na procura de uma melhoria contínua das soluções que desenhamos.

Adaptabilidade é a principal definição do M Box. Este é um produto que pode ser usado para diferentes finalidades, mantendo a identidade empresarial do cliente. O que importa saber sobre a M Box?
Imagine a nossa solução M Box, não como um produto, mas como uma caixa de ferramentas de comunicação. Para cada tarefa ou projeto de comunicação, utilizamos apenas as mais adequadas. Implementamos soluções diferenciadas e largamente testadas em aplicações de pequena e grande escala, a nível nacional. Por exemplo, as redes de canais REN, BP, CTT, Ikea, e Mar Shopping.
O retorno do investimento em comunicação surge pela redução de custos operacionais, pela eficácia e coerência da comunicação, e pela melhoria da imagem global da empresa.
A performance, qualidade e fiabilidade dos sistemas de comunicação cresceu exponencialmente. Os computadores, monitores e sistemas operativos, acompanharam essa evolução. As nossas soluções não dependem de qualquer hardware específico, por isso adaptam-se. As primeiras aplicações M Box, continuam a funcionar em pleno. Agora mais rápidas e eficazes.

Encarada como uma poderosa ferramenta de comunicação que integra várias tecnologias, o Digital Signage é cada vez mais um meio necessário para responder aos atuais desafios da informação e da publicidade digital?
A Comunicação Digital atravessou a fronteira que separa um produto “nice to have” de um produto “must have”. As empresas sentiram a capacidade de converter uma audiência cativa numa sala (típico ambiente do setor público) – em clientes. Ou aumentam o volume médio de compra por cliente (mais comum no setor privado).E se a comunicação é integrada com a informação de gestão de fila de espera, a apresentação de conteúdos torna-se vital para o bom funcionamento dos serviços. Porque ordena, distrai e informa. Reduz stress no atendimento e facilita a comunicação. A publicidade digital comunica o conteúdo no momento adequado.

Na sua opinião, que barreiras importa derrubar para que este modelo de comunicação seja mais aceite? Qual tem sido o vosso papel?
A principal barreira é explicar que a mudança para digital não é só deixar de usar o papel. Importa fazer perceber às empresas que têm muito a ganhar com uma comunicação eficaz e direcionada. Liberta recursos, melhora a imagem e gera negócio.
O nosso papel tem sido explicar, demonstrar e implementar estratégias de comunicação que atinjam os objetivos. É vantajoso ter uma rede de comunicação que auxilia o cliente, melhora – e reforça – a imagem da empresa.

Com as constantes evoluções tecnológicas, qual é a estratégia de atuação da Semente para continuar a sua afirmação? Podemos esperar novos serviços e produtos?
Alargámos a oferta de soluções de comunicação, com novos produtos. Entre eles, uma solução de alarmística, informação e gestão de movimentos de carga e descarga em cais de mercadorias: a M Cais. Permite a gestão dinâmica, em tempo real, dos movimentos de cada porta. Identificados e sinalizados para facilitar o processo de logística.
Mas a estratégia de afirmação da Semente passa pelo reforço do contacto com o cliente na Loja, de uma forma inteligente. É a comunicação que se adapta ao cliente. É ela que lhe desperta os sentidos. E que motiva e impressiona. Oferece a experiência de “ver” além do exposto. Reconhece o género e apresenta a melhor oferta para aquela pessoa. Utilizamos “beacons” (emissores de baixa energia Bluetooth) para promover o uso o uso das APP nos Smartphones).