Uma “solução de saúde” integrada e única

Acessibilidade, disponibilidade e proximidade, é assim que se posiciona o Hospital Privado de Alfena, unidade hospitalar do Grupo Trofa Saúde. A Revista Pontos de Vista esteve à conversa com o Administrador Bruno Silva e o Diretor Clínico José Vilarinho, que nos mostraram a razão deste Hospital ser uma aposta de sucesso do Grupo Trofa Saúde.

3563
Bruno Silva e José Vilarinho

O Hospital Privado de Alfena, unidade hospitalar do Grupo Trofa Saúde assume-se como uma unidade de saúde privada de referência na cidade de Valongo e na região Norte, disponibilizando um conjunto variado de valências médicas, cirúrgicas e de diagnóstico. A cada mês são mais de 13.500 atendimentos de consulta externa, mais de 3.500 atendimentos de serviço de urgência geral e pediátrico, e mais de 400 diárias de internamento, números avançados pelo Administrador Bruno Silva.
Em funções administrativas há cerca de dois anos, Bruno Silva deixou patente que a prioridade foi transformar Alfena num local de paragem, com as pessoas a terem agora solução de saúde na sua zona geográfica de circulação. Foi a constante aposta na acessibilidade e na disponibilidade que fizeram do Hospital Privado de Alfena um local de paragem; acessibilidade conseguida através dos acordos com a maioria dos Seguros e Subsistemas de saúde, e disponibilidade com o alargamento do agendamento de exames e consultas (pós-laboral), destaque para o serviço de urgência adultos e pediátrico 24 horas/365 dias. Este que é um dos hospitais mais recentes do Grupo Trofa Saúde é já o segundo Hospital do Grupo com o maior número de consultas no momento, o que para muito contribuiu a sua qualidade clínica e administrativa.

Um conceito inovador de organização, centrado no cliente/doente

Inaugurado em janeiro de 2012, fomos encontrar em Alfena um edifício de sete pisos construído de raiz, com uma capacidade atual de 97 camas, 55 consultórios, 6 salas de bloco operatório, uma estrutura pensada de forma a facilitar os procedimentos clínicos. Aliado a isso, em Alfena encontramos uma equipa de especialistas experientes, com capacidade técnica e diagnóstica, e jovem, com entusiamo e capacidade de trabalhar a pensar no futuro. Ademais, verifica-se aqui uma proximidade às populações locais, diferente da lógica de centralização dos outros grupos de saúde privados. É esta proximidade às populações que leva a que em Alfena se constituam equipas e se construam serviços para reforçar a autonomia do Hospital, possibilitando assim que as pessoas encontrem ali respostas às suas necessidades.
O Hospital Privado de Alfena, à semelhança de todo o Grupo Trofa Saúde, está apostado em trabalhar com equipas coesas e em subespecialização, com uma cobertura e presença diária muito constante. As consultas especializadas dentro das especialidades são disso exemplo. Depois de uma carreira de 18 anos na função pública, o Diretor Clínico José Vilarinho mostrou ter uma grande confiança no projeto do Hospital Privado de Alfena e no Grupo Trofa Saúde. “É este pensamento de trabalho em equipa e de solidariedade que lhes permite transferir doentes entre médicos, no sentido de dar o melhor atendimento possível”, adiantou o Diretor Clínico José Vilarinho. Para isso, todo o processo clínico é informatizado, o que permite que a informação clínica dos doentes circule internamente de Hospital para Hospital.

Piscina Terapêutica
Piscina Terapêutica

Uma “solução de saúde” integrada e única, que vai ao encontro das necessidades
A filosofia do Hospital Privado de Alfena, e a maior preocupação do Administrador Bruno Silva, é perceber aquilo que as pessoas necessitam a cada momento. Foi neste sentido que, e confrontados com a necessidade de comunicar melhor ao nível da saúde, introduziram este ano a figura de gestor de cliente, um interlocutor que ajuda em todo o processo, dando até apoio ao nível da estimativa de valor a pagar pelos atos médicos. Em Alfena há a preocupação de retirar complexidade à linguagem médica, preferindo-se uma linguagem mais acessível. “O nosso discurso e a nossa atitude têm de se adaptar a pessoas muito diferentes”, reforçou o Diretor Clínico José Vilarinho. Há também uma tentativa de que a experiência administrativa seja o mais harmonizada e padronizada possível entre as unidades, patente na colocação de um balcão de atendimento único em todos os hospitais.

O Hospital Privado de Alfena pretende ser uma “solução de saúde” integrada e única, disponível para as necessidades de qualquer família. Foi nesse sentido que lançaram, por exemplo, as aulas de desenvolvimento pediátrico para bebés a partir dos seis meses, respondendo às solicitações dos pais que pretendiam o desenvolvimento físico e cognitivo do bebé, bem como fortalece os laços entre mãe/pai e o bebé.

Unidade hospitalar com equipamento e tecnologia de ponta

A nível clínico tem havido um esforço grande para introduzir a diferenciação no Hospital, contando com ferramentas de diagnóstico bastante evoluídas. Recentemente introduziram a possibilidade de cirurgia refrativa (Lasik), sendo o único Hospital do grupo com essa cirurgia. Trata-se de uma cirurgia oftalmológica feita com o objetivo de melhorar o estado refrativo do olho e diminuir ou eliminar o uso de óculos ou lentes de contacto, efetuada com uma tecnologia laser muito avançada, com um índice geral de satisfação superior a 95%. A destacar também o equipamento de ressonância cardíaca, uma novidade para o estudo cardíaco através de ressonância magnética cardíaca, que permite realizar uma avaliação morfológica e funcional das estruturas cardíacas. O Hospital Privado de Alfena está equipado com os meios tecnológicos mais avançados, com capacidade de realizar todo o tipo de exames necessários a complementar o diagnóstico clínico. Neste momento o Grupo Trofa Saúde está a trabalhar num projeto na área da oncologia, numa tentativa de encontrar soluções para o aumento dos números deste tipo de patologia.

Transformar Alfena numa referência de saúde privada

No seu quarto ano de atividade, Alfena tem-se revelado uma aposta de sucesso do Grupo Trofa Saúde. Tendo em atenção que a maior parte dos clientes do setor privado são convencionados, seja por Seguros ou Subsistemas de saúde, têm-se apercebido que no geral as pessoas ficam surpreendidas com os valores acessíveis que ali encontram. De realçar ainda o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por António Vila Nova, atual presidente do Grupo Trofa Saúde, que levou a que o Grupo fosse considerado marca de eleição dos consumidores na categoria “Hospitais Privados” do Grande Porto e zona Norte, num estudo realizado pela Consumer Choice em 2013.

O Grupo Trofa Saúde, com Hospitais presentes em Gaia, Alfena, Boa Nova, Trofa, Braga, Famalicão, Maia, Braga-centro, apresenta um plano de expansão em que todas as unidades estão próximas entre si, sendo o objetivo criar uma série de hospitais geograficamente situados em zonas estratégicas, constituindo eixos de passagem. Imbuído no prestígio da marca Trofa Saúde, o Hospital Privado de Alfena tem como ambição transformar-se numa referência de saúde privada. Conscientes de que há sempre problemas, tal como em todos os hospitais, a ideia é crescer de forma progressiva, organizada e realista.