Já pode percorrer os caminhos de ferro portugueses no Google Street View

Ao todo são 700 quilómetros de algumas das linhas de comboio mais emblemáticas de Portugal. O projeto arrancou um abril e agora a CP disponibiliza no seu site o resultado final, uma experiência à qual chama “Viagem Virtual”.

2596
Comboio histórico CP Douro

Já estão disponíveis as viagens virtuais de comboio que a Google e quatro empresas portuguesas estiveram a preparar nos últimos meses. O Google Train View, como é apelidado, percorreu mais de 700 quilómetros das linhas férreas portuguesas e um pouco por todo o país.
“Portugal tem muito para descobrir, muito para ver, muito do que se perde quando se viaja de carro. Viaje de uma forma diferente, com pormenor e profundidade pelos cenários e momentos embrenhados nas paisagens e inspire-se”, escreve a CP no seu site.

E a melhor parte? Apenas custa alguns cliques, que é como quem diz, está disponível na Internet e ao alcance de todos sem custos associados.
O projeto contemplou cinco linhas de comboio portuguesas, bastando carregar nos links para iniciar as respetivas viagens virtuais:

– Linha do Douro
– Linha de Cascais
– Linha do Oeste
– Linha de Sintra
– Linha do Norte

O projeto arrancou em abril e além de ter contado com o apoio de quatro subsidiárias da Google, contou ainda com quatro entidades portuguesas.
A CP vai disponibilizou as locomotivas, a CP Carga disponibilizou os vagões que serviram de “estúdio” para captação de imagens e a empresa de manutenção da CP, a EMEF, ficou responsável pela adaptação do material e montagem do equipamento. A Infraestruturas de Portugal – antiga Refer – também contribuiu ao não cobrar qualquer portagem ferroviária à Google durante a produção do projeto.

Portugal torna-se assim o segundo país a ter uma experiência de viagem virtual semelhante, sendo que a primeira foi concretizada na Suíça.