Quatro estádios portugueses entre os 100 melhores do mundo

O Estádio da Luz é o mais bem posicionado, mas há ainda espaço para os redutos do Sporting de Braga, do Sporting e do FC Porto.

728

A britânica FourFourTwo, revista de referência no meio futebolístico, publicou uma lista com os 100 melhores estádios do mundo, com quatro presenças portuguesas bem vincadas.

O mais bem classificado é o Estádio da Luz. O reduto do Benfica é colocado no 12º lugar da lista. A publicação justifica a escolha com “as fantásticas condições para observar o futebol e absorver a atmosfera”, fazendo, ainda, referência à “deslumbrante estética do estádio que acolheu as finais do Euro 2004 e da Liga dos Campeões de 2014”.

No 24º lugar surge o Estádio Municipal de Braga, cujos “gigantes telhados cinzentos, suportados por 68 cabos de aço reforçado, e as bancadas cinzentas dão força à ideia de que este é um templo à passagem do tempo, um componente integral da própria terra na qual está embutido, em vez de um palco de futebol”.

De seguida, o Estádio José Alvalade, que ocupa a 48ª posição do ranking. A revista britânica recorda que foi a partida inaugural deste estádio, que colocou frente a frente Sporting e Manchester United, que levou Alex Ferguson a avançar por Cristiano Ronaldo, depois de uma “hipnotizante prestação”.

Finalmente, em 64º lugar, aparece a casa do FC Porto. “Visto do ar ou de longe, o Estádio do Dragão parece-se com um OVNI gigante, mas, quando se está dentro do estádio, somos invadidos pela natureza de luz e ar deste pouco habitual design”.