
Um estudo levado a cabo pela Cardiff University e que envolveu cinco mil crianças entre os nove e os 11 anos de idade revela que existe uma relação entre tomar o pequeno-almoço e a performance académica.
Há muito que os nutricionistas garantem que tomar o pequeno-almoço ajuda a criança a concentrar-se melhor na escola – e já foi encontrada também uma relação entre fazer esta refeição e o estado de saúde.
Mas, esta é a primeira vez, como reporta o Independent, que a investigação mostra que as crianças têm o dobro das probabilidades de terem melhores notas do que a média em testes e fichas de avaliação aos 11 anos se começarem o dia com um pequeno-almoço saudável.
Mas, comer alimentou pouco saudáveis como doces e snacks salgados ao pequeno-almoço – como uma em cada cinco crianças faz – não tem qualquer impacto positivo no desempenho académico.
Os investigadores descobriram ainda que o consumo regular de alimentos ao longo do dia também potencia a performance académica e os níveis de concentração.