Galp. Há petróleo em águas profundas em Pontiguar

Galp Energia confirma a descoberta de petróleo em águas profundas no Poço Pitu Norte, localizado na bacia de Pontiguar, no Brasil.

721
Extração de Petróleo

A Galp Energia confirmou a descoberta de petróleo em águas profundas no Poço Pitu Norte, localizado na bacia de Pontigua. Em informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp Energia informa que “a perfuração do poço de extensão Pitu Norte confirmou a descoberta de petróleo na área de Pitu (Bloco BM-POT-17), em águas profundas da bacia de Potiguar”.

A petrolífera recorda que a descoberta de petróleo na área de Pitu foi inicialmente comunicada ao mercado a 17 de dezembro de 2013.

A bacia de Pontiguar é uma bacia sedimentar brasileira localizada no nordeste do país, ao longo da costa do estado do Rio Grande do Norte e do estado do Ceará.

“O poço 3-BRSA-1317-RNS, informalmente conhecido como Pitu Norte, é o primeiro poço de extensão na área do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) de Pitu, a cerca de 60 km do litoral do Estado do Rio Grande do Norte, e a uma profundidade de água de 1844 metros, com profundidade final de 4200 metros”, descreve a empresa cujo conselho de administração é liderado por Américo Ferreira de Amorim.

A informação enviada à CMVM acrescenta que !a descoberta foi comprovada por meio de análise de perfis e de resultados de pré-testes, sendo que as amostras de fluido obtidas no poço serão posteriormente analisadas em laboratório”.

O consórcio dará continuidade às operações conforme estabelecido no Plano de Avaliação da Descoberta, aprovado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), acrescenta o documento.

Através da subsidiária Petrogal Brasil, a Galp Energia tem uma participação de 20% no consórcio que explora o BM-POT-17, cabendo as restantes participações à operadora Petrobras (40%) e à BP (40%).