Já pode tirar senha para ir à Loja do Cidadão a partir do telemóvel

A Plataforma digital 'Mapa do Cidadão' – idealizada pelo antigo ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro – entra hoje em vigor. Com a nova aplicação os utilizadores de telemóvel vão poder reservar o seu lugar ao emitir as senhas de forma eletrónica e, no momento, saber quantas pessoas estão à sua frente. Vai ser ainda possível saber quanto tempo têm que esperar para ser atendido.

913

Disponível na Internet, o ‘Mapa do Cidadão’ tem aplicações para ‘smartphones’ e ‘tablets’ e ainda informação sobre os serviços públicos e os documentos necessários.  A aplicação já permitia saber, no telemóvel, a localização do serviço mais próximo para pedir o Cartão do Cidadão, com os contactos e o horário de funcionamento, entre outras valências.

O Mapa do Cidadão agrega informação já existente e a disponibiliza-a segundo as novas formas de mobilidade permitidas pela Internet, o que vai levar à integração progressiva dos serviços públicos em Lojas do Cidadão. À medida a que a rede vai crescendo, a aplicação vai permitir ao cidadão saber em que locais estão disponíveis os diferentes serviços públicos e escolher o espaço, na Câmara, Municipal, Junta de Freguesia ou lojas de CTT, onde os tempos de espera são menores.

A Plataforma é uma aplicação para melhorar a organização da administração pública e aumentar a eficácia da relação com os utentes: “É a administração pública que tem de se organizar em função do cidadão e não o cidadão que tem de se organizar em função da forma como a administração pública está estruturada “, dizia em Junho, na apresentação da aplicação, o então ministro Poiares Maduro.