Tráfego aéreo na Europa cresce em Setembro

No passado mês de Setembro, a Europa registou um aumento de cerca de 6% no tráfego aéreo dentro da zona euro, de acordo com os dados divulgados, esta quinta-feira, pela IATA.

2473

No que diz respeito às viagens aéreas por classe, o segmento ‘premium’ foi o que mais cresceu, em quase 7% face ao mesmo mês de 2014, enquanto o segmento económico aumentou em cerca de 6%.
Já nas ligações aéreas realizadas entre a Europa e outros mercados internacionais, o maior crescimento registado de tráfego aéreo durante o mês de Setembro foi no Médio Oriente, em 9,4%, seguindo-se as ligações a África, com um aumento de 7,4%, e 5,8% para o mercado do Extremo Oriente.

De notar que, segundo a IATA, “as condições económicas na zona euro permanecem frágeis, com um crescimento lento mas constante há vários meses. (…) Pesquisas revelam que a média de crescimento da actividade durante o terceiro trimestre é a maior registada desde o segundo trimestre de 2011, apesar da grande fraqueza da economia francesa”.
O tráfego aéreo de passageiros em mercados internacionais apresentou também um acréscimo em relação a Setembro de 2014, em 5,1%, um resultado similar ao registado em Agosto (5,4%).
Já nas viagens aéreas por classe, no segmento premium o aumento foi de 2,9% em relação a Setembro de 2014, face ao aumento de 5,3% registado no passado mês de agosto, “reflectindo o enfraquecimento dos mercados ligados ao Extremo Oriente”.
No entanto, tanto no segmento ‘premium’ como económico, o crescimento do tráfego aéreo tem sido apoiado pelas viagens dentro dos países da Europa durante os últimos meses.