Coreias do Sul e Norte farão reunião de alto nível para melhorar relações

Representantes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul vão encontrar-se na próxima semana para preparar uma nova reunião de alto nível entre ambos os governos como parte do último acordo para melhorar as relações bilaterais, informou Seul esta sexta-feira.

2748
Bandeiras das duas Coreias

O governo sul-coreano aceitou a proposta feita hoje pelo regime da Coreia do Norte de realizar a reunião preparatória na próxima quinta-feira.
Neste primeiro encontro ambas as partes decidirão a data e os horários da próxima reunião de alto nível e também outros detalhes, como os temas de interesse mútuo que serão colocados sobre a mesa, disse uma porta-voz do Ministério de Unificação sul-coreano.
Seul considera o passo dado pelos dois governos como «parte dos esforços a serem cumpridos com o pacto de 25 de Agosto», segundo a porta-voz.
No dia 25 de Agosto, representantes de alto nível de Norte e Sul conseguiram um acordo para pôr fim a um grave episódio de tensão que nos dias anteriores esteve a ponto de gerar um conflito armado.
As partes comprometeram-se no acordo a realizar novas reuniões entre autoridades dos seus governos com o objectivo de abrir uma etapa estável de paz e cooperação após anos de tensões nos seus laços bilaterais.
Como primeiro passo, foi organizada uma reunião de familiares separados pela Guerra da Coreia (1950-1953), que aconteceu em Outubro, mas desde então não foram observados progressos importantes.
O novo avanço nas relações bilaterais ocorre num momento em que se equaciona uma possível viagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, à Coreia do Norte.