Estes cinco alimentos estão a arruinar a sua pele

A pele é o maior espelho daquilo que se come.

1014

O tipo de alimentação diz muito sobre a personalidade, estado de saúde e qualidade da pele de uma pessoa. Aquilo que se come é facilmente espelhado no rosto e são vários os alimentos que conseguem arruinar a saúde da pele.

De acordo com o site Mind Body Green, existem cinco alimentos que são altamente prejudicais àquele que é o maior órgão do corpo humano e que funciona como o mais autêntico espelho físico da pessoa.

1. Açúcar processado – de acordo com o British Journal of Dermatology, o consumo regular de açúcar refinado (o tradicional açúcar branco) e de açúcar adicionado (que está facilmente presente na grande maioria dos alimentos) leva a uma degradação do colagénio e, consequente, perda da elasticidade da pele.

2. Comida processada – os alimentos industrializados (como o pão, bolachas, massa, bolos, cereais de pequeno-almoço, etc) são classificados como alimentos de alto teor glicémico, isto é, trata-se de alimentos que proporcionam uma subida dos níveis de açúcar no sangue. Tal como o açúcar refinado, a comida processada acelera o envelhecimento da pele.

3. Produtos lácteos – conhecidos por impulsionar (ou agravar) a acne, os produtos lácteos podem não ser os mais indicados para quem tem uma pele sensível. As versões vegetais – como bebida de amêndoa, coco ou aveia – são uma alternativa.

4. Fritos – os fritos não são apenas altamente nocivos para o interior do corpo, são igualmente para o exterior e a pele é a parte que mais sofre. Além de impulsionarem a acne, estes alimentos conseguem ter ainda uma ação bastante inflamatória, o que deixa a pele fraca.

5. Cafeína – embora o café seja benéfico em muitos aspetos, a cafeína é um diurético eficaz e, por isso, deixa o corpo desidratado, fazendo com que a pele fique baça, seca e fraca.