Novo Banco é instituição financeira em que os portugueses menos confiam

Banco de transição do antigo BES ainda não conseguiu recuperar credibilidade perdida após intervenção do Estado. Gestores e políticos também recebem 'cartão vermelho' em estudo da Multidados.

850

A confiança dos portugueses no Novo Banco é a mais baixa em todo o sistema financeiro. De acordo com um estudo da Multidados enviado à redação do Notícias ao Minuto, o ‘banco bom’ do antigo BES ainda não convence a maior parte dos clientes, sendo identificado por 57,2% dos inquiridos como instituição menos confiável.

Finantia e Caixa Galícia surgem logo a seguir na lista de bancos com menos confiança dos portugueses. Pela positiva, destaca-se a Caixa Geral de Depósitos, banco visto como o mais fidedigno do sistema financeiro português, logo seguida do Santander Totta e Montepio.

O banco público é mesmo a grande ‘estrela’ do estudo, sendo escolhido como o banco que mais portugueses conhecem e a quem confiariam as poupanças, com o Millenium BCP a surgir tambémno pódio em ambas as categorias.

Quanto aos culpados pelos problemas no setor financeiro, 41,6% dos inquiridos identifica os gestores dos bancos como culpados, mas os políticos, a crise internacional e o Banco de Portugal também não escapam às críticas.