Nariz sempre a ‘pingar’? Saiba porquê

Quando é uma situação pontual geralmente trata-se de um sintoma de gripe mas quando precisa de estar constantemente a limpar o nariz pode tratar-se de outro tipo de problema de saúde.

2495

Este sintoma problemático de corrimento excessivo de muco nasal é tecnicamente descrito como rinorreia – e é muitas vezes um sinal de rinite crónica. Que inclui um conjunto de perturbações nasais.

Existem dois tipos de transtornos que fazem com que o nariz esteja constantemente a ‘pingar’, como descre o Dr. Martin Scurr ao Daily Mail. A primeira, que inclui alergias e infeções crónicas, é desencadeada por uma resposta inflamatória nos canais nasais. Significa que há um aumento do sangue a circular pela mucosa nasal e um aumento da secreção das células secretoras de muco.

Se é a inflamação que provoca este sintoma então um spray nasal anti-inflamatório com esteroides poderá resolver o problema. Quando este tipo de medicamento não suprime o sintoma então pode sofrer de uma rinite crónica.

A rinite crónica surge quando sofre de uma ‘falha’ no sistema nervoso que controla os vasos sanguíneos do nariz. O que pode desencadear uma ‘onda’ de muco, que pode ser mais espesso ou mais líquido. As causas deste problema ainda não são conhecidas, sublinha o mesmo médico.

Também não existe uma cura mas deve falar com o seu médico para encontrarem fármacos que possam controlar os sintomas.