Superalimentos estimulam a imunidade natural do organismo

Existem alimentos que, pela sua riqueza nutricional, são excelentes aliados no reforço do sistema imunitário.

358

Considerados por isso mesmo como superalimentos, o Açaí, o Camu camu, a Erva de Trigo ou Goji, devido ao seu elevado teor em vitaminas, minerais e antioxidantes são eficazes no fortalecimento das defesas naturais do organismo, tornando-se especialmente úteis nesta época do ano para prevenir gripes e constipações.

Introduzidos regularmente na alimentação, estes superalimentos aumentam a imunidade e previnem as infeções. Incluídos em batidos, leite ou misturados em sopas, tornam-se um complemento prático e saboroso que constitui uma opção saudável para a alimentação diária.

Açaí
Com elevados níveis de antioxidantes, ajudam a prevenir o envelhecimento prematuro e as doenças degenerativas. Rico em aminoácidos, ácidos gordos essenciais, vitaminas, minerais e fibra. A elevada concentração em ácido linoleico (ácido gordo ómega-6) contribui para a diminuição dos níveis de mau colesterol (LDL) e aumento dos níveis de bom colesterol (HDL).

Erva de Trigo
A Erva de Trigo é uma das mais ricas fontes de nutrientes do planeta. Com propriedades anti-inflamatórias, é indicada para o alívio das dores reumáticas e artrites. Contém enzimas que combatem os radicais livres associados ao aparecimento do cancro e ao envelhecimento celular. Possui também vitaminas, tais como a vitamina A (mais do que a cenoura), vitamina C (mais do que a laranja), vitaminas E e K, e minerais, como magnésio, ferro, fósforo e cálcio. Rico também em Clorofila, que combate os radicais livres que danificam as células saudáveis e levam ao aparecimento de doenças degenerativas.

Goji
Rica em antioxidantes, devido à sua riqueza em carotenoides, vitamina C (500 vezes mais do que a mesma quantidade de laranjas), zinco e selénio. Previne as doenças degenerativas e os sinais de envelhecimento. Aumenta a resistência ao stress. Uma única baga de Goji contém 18 aminoácidos distintos, incluindo os 8 aminoácidos essenciais que o nosso organismo não produz, 6 vitaminas, 11 minerais e 22 oligoelementos, 5 tipos de ácidos gordos insaturados, 5 diferentes tipos de carotenoides e muitos pigmentos fenólicos. Os carotenoides, a vitamina C, a vitamina B1, a cisteína, o manganês, o zinco, o cobre e o selénio são alguns dos seus componentes com ação antioxidante.

Camu Camu
É a maior fonte conhecida de vitamina C. É rico em antioxidantes, como a vitamina C, potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, beta caroteno, aminoácidos e poderosos fitoquímicos. Reforça o sistema imunitário, previne gripes e constipações e é útil para obter uma pele saudável, cicatrização rápida e adequada regeneração muscular após atividade física intensa.