Hospital de Cascais sensibiliza para a importância do rastreio da SIDA

A iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA e pretende informar e alertar para a importância do teste do VIH.

1574

O Hospital de Cascais Dr. José de Almeida vai promover uma ação de sensibilização sobre SIDA no próximo dia 1 de dezembro, pelas 18h30, na Fnac do CascaiShopping. A iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA e pretende informar e alertar para a importância do teste do VIH.

Inês Vaz Pinto, Responsável da Consulta VIH do Hospital de Cascais vai falar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e sobre os vários projetos desenvolvidos ao longo dos 20 anos da existência da consulta VIH no Hospital de Cascais. Desde a criação desta consulta, o hospital tem vindo a estabelecer protocolos com diversas entidades ligadas ao VIH e com os estabelecimentos prisionais do concelho, de forma a melhorar o acesso aos medicamentos dos doentes infetados.

Após a apresentação da especialista, vai ainda ser exibida uma curta-metragem, alusiva ao tema da SIDA, realizada por alunos de várias escolas do concelho.

O Dia Mundial da Luta Contra a SIDA é este ano assinalado, a nível mundial, sob o mote “Repensar o VIH”, uma campanha que desafia as pessoas a serem positivas em relação à doença, repensando nos mitos e estereótipos associados.