Grupo Master Dental, um conceito único em Portugal

“O grande desafio de um gestor é conseguir gerir o mais importante recurso de uma empresa, os Recursos Humanos”, afirma Mara Teixeira, Diretora Geral da Master Dental, que lidera um grupo com mais de 70 colaboradores, sendo que 80 % são do sexo feminino. Mas conheça mais de uma Mulher que tem tido a capacidade de ser um exemplo na liderança de uma marca cujo o desiderato passa por sensibilizar os portugueses para os benefícios que uma boa saúde oral pode trazer para a saúde em geral.

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A Master Dental completou este ano 10 anos de existência e apesar de possuir cinco clínicas dentárias insiste em afirmar-se no mercado como um grupo dedicado à sensibilização da população para a importância da saúde oral, onde as clínicas dentárias aparecem como mais uma ferramenta para a concretização desta missão. Pode explicar-nos melhor este posicionamento?
A Master Dental é um conceito único na área da medicina dentária em Portugal. O objetivo foi sempre sensibilizar a população portuguesa para a importância que uma boa saúde oral tem em todas as outras áreas da saúde, desde a saúde física até a saúde psicológica. Sensibilizar passa por esclarecer, informar e sugerir soluções acessíveis para a mudança de atitude com relação a saúde oral. Para muitas pessoas a saúde oral não é uma prioridade, mas a verdade é que quem não tem uma boa saúde oral fica comprometido em vários aspetos da vida, como a alimentação por exemplo, isso sem falar no fator auto-estima. A Master Dental tem uma equipa orientada para esclarecer, informar e propor soluções ajustadas a todos os que querem melhorar este aspeto da vida, mas o primeiro passo tem que ser dado pelo paciente. Definir o conceito Master é uma tarefa difícil, misturamos alguns conceitos como: Familiar, Profissional, Moderno, Motivado e poderia ficar toda a entrevista a enumerar conceitos Master.

Como é feito o trabalho de sensibilização junto da população em geral?
Temos alguns parceiros empresariais e instituições que nos tem permitido desenvolver ações que nos possibilitam informar, esclarecer e motivar os colaboradores para a importância da saúde oral e isto tem sido a nossa principal ferramenta de divulgação. Descobrimos que a principal razão pela qual as pessoas não vão mais vezes ao dentista é principalmente a falta de informação e a falta de confiança. Através das ações de sensibilização, como palestras, workshops e outras, temos tido a oportunidade de explicar a importância de ter dentes saudáveis em toda a sua dimensão. Com o Plano Master fica mais fácil fazer os tratamentos com a máxima segurança e a preços justos, de forma a não ter que poupar em materiais, tecnologia e acima de tudo em profissionais éticos e dedicados. O Plano Master tem sido a grande ferramenta de sensibilização do grupo Master Dental, porque não basta sensibilizar para a importância da saúde oral, é preciso oferecer condições para que as pessoas possam realizar os tratamentos e o Plano Master já ajudou mais de 20.000 famílias a realizar tratamentos que de outra forma seriam inviáveis do ponto de vista financeiro.

Quando fala em Plano Master, refere-se a uma espécie de seguro de saúde oral?
O Plano Master não é um seguro, nem sequer uma espécie de seguro. Os seguros por norma tem como conceito a prevenção. Normalmente subscrevemos seguros com a intenção de nunca precisarmos usar, mas se algo de mal acontecer estamos assegurados. No caso da medicina dentária não temos um cenário de prevenção, na maioria dos casos o pior já aconteceu, o sorriso já está comprometido, e a reabilitação é necessária e urgente e por este motivo precisamos de profissionais que nos ofereçam alternativas sérias e soluções ajustadas às necessidades e à capacidade económica de cada um. O Plano Master, neste sentido, consegue preencher esta lacuna. Quem adere ao Plano Master quer fazer os tratamentos imediatamente, está motivado neste sentido e sente-se seguro para avançar e o grupo Master Dental, como tem clínicas próprias, oferece todas as condições para que os tratamentos sejam realizados o mais rapidamente possível, pois um paciente com um sorriso Master é o nosso melhor marketing – 70% dos nossos pacientes são referenciados por amigos e familiares e isto sim…  faz toda a diferença.

Sendo o Plano Master a principal ferramenta de sensibilização do Grupo Master Dental, como surge a expansão do grupo para uma rede de clinicas dentárias Master Dental?
Foi uma inevitabilidade. O que queríamos era oferecer garantia de qualidade em todos os aspetos (clínico, tecnológico, atendimento etc…) e isso só se tornou possível com a abertura das clínicas próprias. A abertura de clinicas dentárias Master Dental permite-nos hoje oferecer esta garantia, na medida em que é o Plano Master que sustenta a maior parte dos custos que temos com as clínicas e assim conseguimos oferecer aos aderentes do Plano Master o máximo de qualidade com o menor preço possível, sem precisar poupar em materiais e trabalhando com um corpo clinico de excelência. A nossa equipa, constituída maioritariamente por mulheres, conhece bem a nossa missão, e isso faz com que a experiência de uma ida ao dentista através da Master Dental seja algo positivo, quebrando, muitas vezes, o estigma de que ir ao dentista é algo muito desagradável.

Pode entender-se que a fórmula de sucesso da Master Dental é esta relação entre o Plano Master e as Clinicas Master Dental e, como pertencem ao mesmo grupo, partilham a mesma missão e conseguem juntos sensibilizar ativamente?
A nossa fórmula de sucesso tem sido o trabalho em equipa que desenvolvemos ao nível da sensibilização. Toda a equipa trabalha com o mesmo objetivo e o espirito de missão é partilhado por todos. Para ser um Profissional na Master é preciso primeiro ser Master. O Plano Master é o motor das clínicas, sem dúvida. Quantos mais aderentes tem o Plano Master, mais benefícios conseguimos garantir, e é isto que o nosso consumidor quer: Garantia. Pode concluir-se que sim, parte do nosso sucesso deve-se a esta relação entre o Plano Master e as Clínicas Master Dental.

Referiu que esta equipa é constituída maioritariamente por mulheres, alguma explicação para que assim seja?
As mulheres sempre foram mais sensíveis em algumas questões relacionadas com a saúde da família, e também mais dedicadas na procura de soluções acessíveis financeiramente, sem descurar com a qualidade que se exige quando o assunto é saúde. A liderança no feminino é uma liderança mais emotiva, e como o nosso foco tem sido a sensibilização, temos hoje em todas as clínicas do grupo um papel de destaque para a figura da supervisão, que tem como principal objetivo obter a satisfação do paciente e para que tal aconteça é necessário terem uma predisposição para ouvir as preocupações das pessoas que nos procuram em busca de uma solução e as mulheres têm-se revelado mais sensíveis neste campo.

Quais foram os maiores desafios que encontrou ao longo destes 10 anos a gerir o grupo Master Dental?
O grande desafio de um gestor é conseguir gerir o mais importante recurso de uma empresa, os Recursos Humanos. A Gestão é feita no feminino e trabalhar com mulheres não é uma tarefa simples, mas pode ser muito fácil. A Gestão no feminino é feita por uma mãe, por uma filha, por uma tia, por uma avó, por uma esposa, e por estas razões torna-se um pouco mais exigente. O grande desafio é sempre encontrar a pessoa certa para o lugar certo, e o principal papel do gestor é conhecer ao máximo as competências dos seus colaboradores e potencializá-las. Tem sido este o grande desafio, encontrar pessoas apaixonadas pela missão e dispostas a trabalhar neste sentido. A Master Dental tem tido a sorte de encontrar as pessoas certas para os lugares certos. A liderança feminina é sempre muito exigente, por norma as mulheres são mais sentimentais que os homens e quando se lidera no feminino temos sempre muitas emoções à mistura. O que mais me encanta na liderança feminina é o fato de as mulheres estarem sempre disponíveis para agarrar um desafio e vencê-lo e como o nosso desafio é grande é natural que tenha que ser realizado por mulheres.

Qual é o grande diferencial da Master Dental enquanto uma rede de clinicas dentárias, uma vez que o mercado tem muita concorrência?
Não podemos esquecer que as clínicas Master Dental nascem da necessidade de sensibilizar ativamente, ou seja, oferecer soluções concretas para cada caso. Este espírito de missão faz toda a diferença quando falamos de concorrência. As clínicas Master Dental são tipicamente clinicas de Bairro, como não temos grande rotatividade de profissionais, o ambiente torna-se bastante familiar e como o objetivo é sensibilizar estamos sempre preparados para responder às dúvidas de todos os que nos procuram. Muitas destas pessoas conhecem a concorrência devido a experiências anteriores e neste sentido a concorrência facilita a comparação porque ser Master faz mesmo toda a diferença.

A Master Dental tem neste momento 5 clínicas próprias distribuídas pelo país, quantas clínicas ainda pretendem abrir?
O Plano Master funciona em todo o país, pois, além das 5 clinicas próprias, temos mais de 70 parceiras credenciadas, no entanto, à medida que vai aumentando o numero de aderentes do Plano Master numa determinada região vai-se tornando necessário a abertura de clinicas próprias, de forma a dar uma resposta mais satisfatória em relação a tratamentos que exigem um maior esforço financeiro. Quem dita o nascimento de uma clinica é o número de pessoas que aderem ao Plano Master, o Algarve já nos chamava há algum tempo e este ano teve que ser. Em 2016 está prevista a abertura de mais uma clínica Master Dental que deverá ser no Porto, mas tudo depende da adesão ao Plano Master. Quando temos um número significativo de aderentes numa determinada zona do país, somos motivados a abrir mais uma clínica.

O Grupo Master Dental detém neste momento o Plano Master Dental e as Clínicas Master Dental como ferramentas que tornam possível esta sensibilização ativa que refere, existe mais alguma área onde o Grupo pretenda inserir-se?
Há muito que a Master Dental produz folhetos informativos sobre a importância desta missão que pretende pôr Portugal inteiro a sorrir. Observamos que existe muito pouca informação relacionada com a área da prevenção em saúde oral. Algumas publicações, como a vossa por exemplo, disponibilizam algum espaço para este tipo de informação, no entanto somos da opinião de que é preciso mais. Há pequenos conselhos relacionados com a saúde em geral, mas especial, com a saúde oral, que podem evitar muitas complicações de futuro, a população tem muitas dúvidas e precisamos de um espaço dedicado especificamente a este tipo de informação. Por estas razões faz parte dos nossos projetos o investimento numa ferramenta que permita tornar acessíveis a toda população as informações e sugestões para ter uma melhor saúde no geral, mas sempre com um grande foco na saúde oral, que, em nosso entendimento, é a porta de entrada das várias formas de ter saúde.