“Trabalhamos para continuar a surpreender os nossos consumidores”

O que faz o sucesso de uma marca? Como é que uma marca passa a constar na mente e preferência do consumidor? Excelência! Credibilidade! Qualidade! Rigor! Estes são apenas alguns dos pilares da mais-valia de uma determinada marca e que fazem com que atinja o patamar principal em qualquer mercado. Sobre estes e outros assuntos, a Revista Pontos de Vista conversou com Marisa Pira, Sales Head Portugal & Marketing Manager Iberia da Electrolux, uma marca líder e que tem na razão do seu sucesso “que o consumidor tenha uma excecional experiência de utilização quando usa os nossos produtos”, afirma a nossa entrevistada. Saiba mais.

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A Electrolux é líder global em aparelhos domésticos e aparelhos para utilização profissional, sendo um dos maiores produtores de soluções profissionais. Além disso, é líder de mercado em várias categorias de produto nas quais está presente. Quais as razões deste sucesso?
Eu diria que a principal razão do sucesso da marca Electrolux é o facto de ter como principal preocupação o objetivo de que o consumidor tenha uma excecional experiência de utilização quando usa os nossos produtos. Por isso, dedicamos um valor muito importante do nosso investimento à Investigação & Desenvolvimento e efetuamos testes de satisfação para garantir que os produtos que lançamos no mercado vão de encontro ao que o consumidor necessita. Mais do que isso, antecipamos as suas necessidades de amanhã.
Por outro lado, a experiência de mais de 90 anos em soluções profissionais, equipando cerca de metade dos restaurantes com estrelas Michelin na Europa e um número importante das lavandarias dos melhores hotéis, garante que conhecemos profundamente os consumidores mais exigentes e que trazemos ao mercado doméstico todas essas inovações.
No nosso mercado dispomos de três marcas posicionadas de forma complementar e indo ao encontro de diferentes consumidores: a AEG, marca alemã no segmento premium, a Electrolux, que com o seu design escandinavo e a herança profissional oferece as melhores soluções ao mercado doméstico. Por fim a Zanussi, uma marca que no próximo ano completará 100 anos a tornar mais fácil a vida dos seus utilizadores.

Como se posiciona a marca AEG no setor a nível nacional?
Como referi, a AEG é uma marca premium, que tem como um dos seus principais valores a inovação. Os seus consumidores são apaixonados pela perfeição e por isso valorizam resultados excecionais. É essa a nossa promessa. Por isso, na marca AEG dizemos que somos pioneiros com uma visão. Porque conhecemos as atuais necessidades dos consumidores e antecipamos as de amanhã. Acreditamos na tecnologia inteligente que ajuda o utilizador, dia após dia, a obter os melhores resultados em todas as tarefas que realiza em casa. Esta tem sido a nossa paixão durante mais de 125 anos, uma paixão que continua a motivar-nos hoje.

A Electrolux apresentou este ano uma nova identidade visual. Qual foi a aceitação dos consumidores à mesma? O reconhecimento da marca tem vindo a aumentar no nosso país?
No início de 2015 apresentámos uma nova identidade visual da marca Electrolux. Uma marca quase centenária que tem uma grande tradição no mercado de eletrodomésticos, não pode deixar que a inovação ocorra apenas ao nível das características dos produtos. Por isso a imagem tem de evoluir e demonstrar a modernidade e superioridade da marca. Foi isso que a nova identidade trouxe: um logotipo mais elegante, uma comunicação simples e efetiva.
Os resultados são exatamente o que esperávamos, continuando a marca a destacar-se em categorias como os secadores de roupa e os produtos de encastre.

Como avalia o crescimento que a AEG tem tido em Portugal?
É a confirmação de que os consumidores valorizam uma marca que lhes garante qualidade, inovação e confiança. E isso é tanto ou mais verdade em alturas de crise, onde a compra de um bem duradouro e de maior valor é analisada acima de tudo como um investimento. A herança alemã da marca AEG reforça estes valores e os consumidores optam por uma aposta segura. Destaco, a propósito, o facto de termos recentemente sido premiados como Escolha do Consumidor na categoria de fornos, tendo os inquiridos destacado a AEG como a melhor marca relativamente à eficiência energética, facilidade de limpeza e características técnicas.

A Electrolux tem sido, já por diversas vezes, líder em sustentabilidade. Como define a política ambiental da empresa?
A sustentabilidade é mais do que uma preocupação. Faz parte do nosso ADN e está patente na missão da empresa. É transversal a toda a nossa atividade, desde o desenvolvimento, conceção e produção de produtos à atividade de cada um dos colaboradores.
Por exemplo, na categoria de máquinas de roupa, a redução do consumo de água e energia e a preocupação em assegurar o maior cuidado para prolongar a vida das roupas são claros exemplos de como a sustentabilidade é uma prioridade.
Para além disso, queremos também ensinar os consumidores a lavarem e secarem as suas roupas com o mínimo impacto no meio ambiente. A ÖKOMix, um dos mais recentes lançamentos da marca AEG, é uma prova disto. Esta máquina é a mais eficiente do mercado e a única com a classificação A+++ – 50%. Graças à sua inovadora tecnologia garante o máximo cuidado da roupa, consumindo menos energia, e trata inclusive os tecidos mais delicados como a seda e as lãs. O segredo é a tecnologia ÖKOMix da AEG, onde a água e os detergentes são previamente misturados antes de entrar em contacto com a roupa, permitindo excelentes resultados de lavagem a baixas temperaturas, otimizando assim o consumo da água e a eficiência do detergente.

Quais as soluções mais inovadoras que a AEG tem atualmente ao dispor do cliente?
Na área do tratamento da roupa, os secadores com tecnologia bomba de calor e as novas máquinas da AEG ÖKOMix e ÖKOKombi, a melhor eficiência com a garantia de resultados perfeitos. Para o consumidor é a diferença entre poder lavar e secar as suas roupas preferidas, mesmo que sejam lãs ou sedas, sem se preocupar com a fatura da eletricidade.
Na área da cozinha, os fornos ProCombi Plus são a última novidade. Com a possibilidade de cozinhar a vapor aproveitando a tecnologia Sous Vide, que significa que os alimentos são embalados a vácuo e cozinhados num ambiente de vapor. Máximo sabor, nutrientes intocáveis e uma experiência sensorial inesquecível.

Qual o balanço deste ano para a Electrolux?
O ano de 2015 para o grupo Electrolux vem confirmar o sucesso da estratégia que temos vindo a seguir nos últimos anos no mercado de eletrodomésticos. A aposta clara nos segmentos de mercado chave como o encastre e o cuidado da roupa e o enfoque nas marcas AEG e Electrolux.

E quanto às expectativas para 2016? Quais os objetivos que quer ver alcançados?
Queremos continuar a ser uma empresa financeiramente saudável para que se mantenha o ritmo de investimento na inovação. Trabalhamos para continuar a surpreender os nossos consumidores para que tenham a melhor experiência de utilização possível.