VINHOS NO PÁTIO

Pelo segundo ano consecutivo, realizou-se mais um Vinhos no Pátio, em Lisboa, nos dias 28 e 29 de novembro, no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, onde estiveram reunidos 40 produtores, não apenas de vinhos, mas também de outros produtos regionais emblemáticos das regiões de Lisboa e da Península de Setúbal.

795

Recheado de surpresas, o evento promoveu a possibilidade de degustação de mais de 150 vinhos das regiões demarcadas de Lisboa e da Península de Setúbal, onde brancos, rosés, tintos, espumantes e moscatéis foram as grandes estrelas. Além disso, este certame, proporcionou a oportunidade de contacto com os mais recentes lançamentos no mercado, sem esquecer as referências que já se tornaram icónicas nas respetivas regiões. Ainda na vertente dos vinhos, foram organizadas provas comentadas e conversas informais e didáticas, de participação livre, orientas pelo sommelier Manuel Moreira, colaborador da revista WINE.

Aliando as riquezas da gastronomia e do vinho, o Vinhos no Pátio, contou ainda com a presença de dezenas de expositores com uma montra alargada de produtos regionais de enorme qualidade e de deixar água na boca. Queijos, compotas, doçaria tradicional e muitas outras tentações. Para petiscar durante a tarde, a Taberna da Rua das Flores, de André Magalhães, esteve presente no evento com um cardápio muito diversificado de propostas gastronómicas. O Presidente da ERTRL, Vítor Costa, abordou um pouco mais da importância deste evento. “É fundamental encarar o vinho e a gastronomia como eixos de promoção turística e impulso económico. A Entidade Regional de Turismo de Lisboa (ERTRL) há muito que assumiu esse desígnio e a realização desta edição de VINHOS NO PÁTIO é o reconhecimento da importância desse segmento de promoção para a conquista e fidelização de públicos, divulgação da oferta e notoriedade de produtos. Para uns foi como que uma redescoberta; para outros, um cartão de visita e pretexto suplementar para conhecer Lisboa e as regiões envolventes”.

De salientar, que este evento, Vinhos no Pátio, foi organizado pela ERTEL, com os apoios da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa e Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, tendo produção da EV-Essência do Vinho.