IKEA investe quatro milhões em energia solar em Portugal

A empresa sueca pretende ser autossuficiente a nível energético até 2020.

1476

As lojas IKEA existentes em Portugal vão passar a gerar 26% da sua própria energia, já que o grupo irá investir quatro milhões de euros em energia solar em território nacional, revela um comunicado enviado às redações.

“A IKEA Portugal vai instalar dez mil painéis solares nas três lojas que tem atualmente no país. Esta iniciativa, que reflete o compromisso do Grupo IKEA no combate às alterações climáticas, representa um investimento de mais de quatro milhões de euros e é o maior projeto em Portugal, ao nível de potência energética em coberturas”, esclarece a empresa que tem lojas em Loures, Alfragide e Matosinhos.

A IKEA está a fazer esta instalação fotovoltaica para cumprir o objetivo estabelecido pela própria empresa em que pretende, até 2020, “ser autossuficiente a nível energético, conseguindo assim produzir a mesma quantidade de energia renovável que consome em todas as suas unidades, a nível global”.

“Esta iniciativa do Grupo IKEA em Portugal estará concluída até à próxima primavera e vai permitir que quase toda a energia produzida pelos painéis solares (98%) possa ser utilizada pelas lojas, o que, por sua vez, representa 26% do total da energia consumida pelas lojas IKEA no país”, esclarece o comunicado.