Quatro ideias nutricionais que estão erradas e só fazem engordar

Nem tudo o que parece saudável é.

584

Existem muitas ideias pré-concebidas que parecem ser as mais adequadas para um estilo de vida saudável, mas na verdade não passam de mitos que apenas fazem engordar – e que prejudicam, por isso, a saúde.

Uma delas é pensar que o corpo precisa de açúcar quando se tem o desejo por algo doce, e que, por isso, se pode comer algo rico em açúcar. Segundo a revista Marie Claire, que reuniu os depoimentos de alguns nutricionistas e sites especializados, comer um fruto seco quando se tem desejos por algo doce tem exatamente o mesmo efeito do que comer uma sobremesa, embora se ingiram bem menos calorias e gorduras. Na presença do desejo, o corpo transforma qualquer alimento em glicose.

Acreditar que todos os smoothies são saudáveis é outro mito que deve terminar, uma vez que grande parte destas bebidas industrializadas contam com açúcares adicionados.

Comer o que quiser porque se tem um estilo de vida ativo e se pratica exercício é também uma ideia errada, visto que alguns alimentos são demasiadamente penosos para a saúde e não há prática de atividade que aniquile os seus malefícios.

Por fim, destaca a publicação, outra ideia errada, mas comum, é pensar que se pode comer tudo e mais alguma coisa apenas porque se teve um dia stressante. Comer emocionalmente e por recompensa nunca é correto, uma vez que a pessoa fica menos capaz de equilibrar o que ingere.