Há 30 mil espanhóis a aprender português nas escolas

O número de alunos do ensino básico e secundário espanhol a aprender português triplicou em cinco anos.

970

Há mais alunos espanhóis a aprender português. Nos últimos cinco anos, o número de alunos do ensino básico e secundário espanhol triplicou.

Neste momento, já 30 mil alunos estão a aprender a língua, avança o Jornal de Notícias. Deste total, 97% são alunos espanhóis e 3% lusodescendentes, segundo a informação da Embaixada de Portugal em Espanha.

Este aumento de interesse prende-se com a inclusão, em 2012, do Português como língua estrangeira, sendo uma opção equiparada ao Inglês ou Francês. Mas também com o facto de a Língua Portuguesa ser cada vez mais vista no país vizinho “como uma língua referenciadora, que pode abrir portas a nível profissional”, indica a conselheira de Educação da Embaixada de Portugal, Filipa Soares.

“Espanha começa também a compreender que o português é uma expansão natural, que pode abrir as portas do mundo lusófono”, explica, sublinhando que, este é um momento em que várias economias emergentes já falam português. Daí o interesse do país vizinho, sobretudo nas regiões fronteiriças como a Extremadura.