Receitas: Cinema esteve no seu melhor em 2015

Em Portugal, mais de 2,2 milhões de espectadores regressaram aos cinemas portugueses.

1541

As receitas brutas de bilheteiras globais ultrapassaram os 34,8 mil milhões de euros. Esta é a primeira vez na história que tal acontece, refere o Público.
Há um ano, as bilheteiras dos Estados Unidos e de Portugal tinham menos receitas e menos espectadores. Mas 2015 foi um ano de recuperação.
A empresa Rentrak, que mede os resultados em todo o mundo, revela que “2015 é o ano com maiores ganhos nas bilheteiras globais na história do cinema”, devido a “um alinhamento incrivelmente forte de filmes que inspirou públicos de todo o mundo a afluírem aos cinemas em 2015”.
Os responsáveis por estes ganhos são o ‘Mundo Jurássico’ (1,4 mil milhões de euros de receitas), ‘Velocidade Furiosa 7’ (1,3 mil milhões de euros), ‘Os Vingadores: A Era de Ultron’ (1,2 mil milhões), ‘Star Wars: O Despertar da Força’ (que até 31 de dezembro atingiu 1,9 mil milhões) e o filme de animação ‘Mínimos’ (o mais visto em Portugal, que arrecadou no geral mil milhões de euros).
Em Portugal, mais de 2,2 milhões de espectadores regressaram aos cinemas portugueses. Os filmes mais vistos foram ‘Mínimos’, ‘Velocidade Furiosa 7’, ‘O Pátio das Cantigas’ e ‘As Cinquenta Sombra de Grey’.