Eis a temperatura ideal para tomar banho ou duche

Apesar de não faltar quem defenda os benefícios dos banhos frios ou dos banhos quentes, há um número ‘mágico’ para acabar com as impurezas e bactérias.

5215

Afinal, a que temperatura devemos tomar o nosso banho ou duche? A dermatologista Dra. Melissa Piliang respondeu a esta pergunta já tantas vezes levantada.

A dermatologista explicou ao Wall Street Journal que a temperatura ideal para eliminar as impurezas ambientais e as impurezas da nossa pele é de 44 graus.

A água quente do banho pode chegar até perto dos 60 graus mas a especialista sublinha que esta temperatura é muito alta. Apesar de já existirem esquentadores que revelam a temperatura da água não precisa de levar um termómetro para o banho, basta que tenha em conta que deve “sentir que a água está quente mas não desconfortavelmente quente”, revela a especialista.

É importante não tomar banho com água a ‘ferver’ para não danificar a camada protetora da epiderme – que “é o que mantém a água impotável e os germes longe e absorve a água ‘boa’, mantendo a pele hidratada” e que ‘derrete’ se a água estiver acima dos 44 graus.

A especialista nota ainda que é preciso ter em conta a idade uma vez que numa pessoa mais nova esta camada protetora de pele irá renovar-se rapidamente mas numa pessoa mais velha os banhos muito quentes podem deixar a pele tão seca e irritada que nem o creme hidratante poderá fazer muito por ela.