Aveiro recebe salão de Banda Desenhada dedicado à revista ‘O Mosquito’

Abre hoje em Aveiro o 3.º Salão Banda Desenhada, por iniciativa da Associação dos Amigos do Museu de Aveiro (Amusa), dedicado aos 80 anos da revista 'O Mosquito', que se publicou até 1953.

1485

A mostra, patente no Museu Santa Joana, reproduz diversas páginas e ilustrações publicadas ao longo dos anos de publicação da revista, organizada por Saul Ferreira, entusiasta da banda desenhada.

Referência na história da BD portuguesa, ‘O Mosquito’ saiu do prelo, pela primeira vez, em 14 de janeiro de 1936 e chegou a vender cerca de 80 mil exemplares semanais e a ter periodicidade bissemanal.

Em 1942 reduziu o formato, devido à falta de papel durante o período da Guerra mundial, e chegou a ter uma separata feminina, chamada ‘A Formiga’, com a personagem ‘Anita Pequenita’.

Apelidada por alguns como ‘Mickey dos pobres’, parte do sucesso alcançado pela publicação devia-se ao seu preço concorrencial: cerca de um terço da genuína ‘Revista do Mickey’.

Deixou de se publicar em 1953, por desentendimentos entre os seus sócios, António Cardoso Lopes Júnior e Raul Correia, sendo carinhosamente recordada e guardada por colecionadores.

Saul Ferreira, responsável pela montagem da exposição da Amusa no Museu de Aveiro, organizou em 1977 o I Salão de Banda Desenhada, evento que repetiu em 1979, a par do I Festival de Cinema de Animação, com a exibição de diversos filmes em 16mm, no então Salão Cultural da Câmara Municipal de Aveiro, hoje Casa da Cultura Fernando Távora.