Projeto de voluntariado leva música a lares e centros de dia de Monção

Um projeto de voluntariado, que começa no sábado e vai decorrer durante todo o ano, vai levar música e dança a idosos de seis instituições particulares de solidariedade social de Monção, revelou hoje Câmara local.

2061

Em causa está o projeto “Música para Todos”, promovido pelo Banco Local de Voluntariado que vai começar, no sábado, às 15:00, na Santa Casa da Misericórdia de Monção com a atuação do Rancho Folclórico “Os Moleirinhos do Gadanha”.

O projeto que vai decorrer até ao final do todo prevê “a deslocação de grupos musicais às seis instituições de solidariedade social do concelho”, entre elas, lares e centros de dia.

Segundo aquela autarquia do Alto Minho, o objetivo do projeto passa por “proporcionar aos idosos institucionalizados do concelho momentos diferentes do habitual com boa disposição e recordações de outros tempos, uma vez que grande parte dos idosos tem vivências relacionadas com o mundo rural e etnográfico”.

“A iniciativa reveste-se de grande importância para os idosos mas também para os jovens dos grupos musicais participantes que, desta forma, amadurecem a sua vocação de solidariedade e desenvolvem o seu conceito de cidadania ativa através de um melhor entendimento do processo de envelhecimento”, sustentou aquela autarquia.

O projeto que agora vai arrancar surge na sequência de outro, iniciado em 2013, denominado “Baús Volantes” para “proporcionar momentos de cultura, leitura e lazer à população sénior”.

Inspirado no conceito da biblioteca itinerante, veículo que durante anos percorreu as escolas do concelho promovendo o livro e o acesso às novas tecnologias junto dos alunos, aquela iniciativa começou a levar livros, filmes à população mais envelhecida do concelho.

O projeto “Baús Volantes”, que se repete duas vezes por mês, consta da entrega de um baú volante com livros e filmes a cada instituição, e a leitura de uma história, ou poemas, aos utentes dos lares e centro de dia do concelho.

Em cada visita, o conteúdo do baú é atualizado, de acordo com as preferências e a procura dos idosos.

No projeto “Música para Todos” vão participar o rancho folclórico “Os Moleirinhos do Gadanha”, a banda musical de Monção, a banda musical da Casa do Povo de Tangil, o rancho folclórico e São Mamede de Troviscoso, a Associação “Estrela dos Vales”, o grupo de cavaquinhos “Os Teimosos”, e as gaitas e cantares da Portela.

A Santa Casa da Misericórdia de Monção, o Centro Paroquial e Social de Barbeita, Censo, Centro Paroquial e Social de Merufe, Centro Paroquial e Social Padre Agostinho Caldas Afonso e Centro Comunitário São Cosme e Damião, são a instituições abrangidas pelo novo projeto.