Fundo de 1 milhão de euros ajuda start-ups a comunicar e a inovar

A consultora de comunicação Guess What e a consultora de inovação e modelos de negócio Improve acabam de lançar um fundo de 1 milhão de euros em serviços para start-ups e empresas com potencial de desenvolvimento. O fundo é lançado a 4 anos (2016-2020), alocando 250 mil €/ano.

963

Este projeto surge porque os empreendedores têm por norma muito know-how técnico sobre o produto que desenvolveram mas apresentam lacunas em outras áreas igualmente importantes para o sucesso dos negócios: comunicação, processos de internacionalização, obtenção de financiamento através de fontes não tradicionais, inovação e transformação do negócio, registo de patentes, etc. A Guess What e a Improve com competências nestas áreas, através dos seus recursos humanos e técnicos, apoiarão as empresas de forma profissional, próxima e empenhada.

O acordo/apoio a estas empresas é por norma traçado a 4 anos, tendo como contrapartida as empresas cederem uma percentagem da sociedade. No final deste período é equacionado a venda ou não da participação. O âmbito e o volume do apoio a prestar dependerá sempre das necessidades e objetivos da empresa, cuja percentagem a ceder depende disto e do valor atual da empresa.

Mais do que um simples programa de aceleração ou incubação de empresas, cujo apoio peca sempre por ser deficitário ou insuficiente, este modelo disponibiliza um envolvimento total com a empresa apoiada, dada a participação no capital da mesma.

Para além das start-ups os responsáveis pelo Fundo estão também disponíveis para apoiar outros projetos mais maduros que possam crescer e onde possamos acrescentar valor.